Administração Pública

¡Supera tus tareas y exámenes ahora con Quizwiz!

Organização como função administrativa é o processo administrativo em que se define a estrutura com divisão de trabalho adequada para atingir os objetivos traçados no planejamento.

"Organização" como entidade é o conjunto de pessoas reunidas em prol de interesses em comum, como uma empresa, ONG, um ministério, um clube, etc. "Organização" enquanto função administrativa é o processo da administração que busca estruturar a "organização" (entidade), dividindo o trabalho de maneira estruturada e distribuindo os recursos entre as áreas. GABARITO: Certo.

A função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho a fim de assegurar que os objetivos organizacionais e os planos estabelecidos para alcançá-los sejam atingidos, é a de a) organização. b)planejamento. c) controle. d) previsão. e) direção.

A função ligada ao acompanhamento do desempenho e tomada de ações corretivas é o controle! GABARITO: C

O processo administrativo consiste em uma sequência de ações que se sucedem para chegar a um determinado ponto; uma maneira sistemática de fazer as coisas. Com relação à função administrativa planejamento, assinale a afirmativa correta. a)Usa a influência para motivar as pessoas. b)Monitora as atividades e faz correções. c)Designa responsabilidades para cumprir as tarefas. d)Executa objetivos a fim de receber as gratificações. e)Define os objetivos e os meios para alcançá-los.

A função planejamento é aquela que, na essência, realiza a tomada de decisões sobre o futuro desejado (objetivos) e o caminho (meios) para se chegar lá, conforme está na alternativa E. GABARITO: E.

Uma empresa está em franca expansão e, para dar suporte a essa expansão, ampliou suas instalações, quadro de pessoal, produção e vendas. Todo esse movimento é resultado de uma ampla ação de busca pela competitividade e eficiência. Essa ação consistiu no ordenamento dos recursos e das funções a fim de facilitar o trabalho e criar uma nova estrutura para a empresa. No processo administrativo, a ação se refere à função a) Planejamento b) Direção c) Organização d) Controle e) Coordenação

A função que coordena recursos, da forma mencionada pela questão, é claramente a de organização. GABARITO: C.

A função administrativa que é responsável por influenciar e orientar as atividades relacionadas às tarefas de diversos membros da equipe ou da empresa como um todo é denominada a) controle b) planejamento c)organização d) estratégia e) direção

A função que direciona os trabalhos, buscando orientar os funcionários, motivá-los, liderando-os para o sucesso organizacional é a função direção. A propósito, não existe função "estratégia". GABARITO: E.

O diretor de finanças de uma construtora recebeu as seguintes incumbências: avaliar o desempenho financeiro da empresa e elaborar o orçamento para o ano de 2016. Ao realizar essas incumbências, o diretor estará exercendo, respectivamente, as seguintes funções administrativas: a)controle e organização; b) organização e planejamento; c)direção e controle; d)controle e planejamento; e)organização e direção.

A função relativa a avaliação do desempenho é o controle, enquanto a função ligada ao estabelecimento de um orçamento (exemplo de plano financeiro) é o planejamento. GABARITO: D.

43. (IBFC/SEPLAG-MG/Gestor de Transportes e Obras- Administração/2014) A Teoria Geral da Administração - TGA estuda a Administração das organizações e empresas sobre o ponto de vista da interação e da interdependência, entre algumas variáveis principais: tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia, ambiente e competitividade. Sobre estas variáveis, seu comportamento e interação dentro da administração, leia as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta: I. O comportamento desses componentes é sistêmico e complexo, pois cada um influencia e é influenciado pelos outros. A adequação e a integração entre essas seis variáveis constituem o desafio fundamental da Administração. II. O comportamento do conjunto destas variáveis é igual à soma dos comportamentos de cada componente, considerado isoladamente. Estão corretas as afirmativas: (A) Apenas a afirmativa I está correta. (B) Apenas a afirmativa II está correta. (C) As afirmativas I e II estão corretas. (D) Nenhuma afirmativa está correta.

A questão trata de administração de forma bastante ampla e interpretativa. Vejamos cada um dos itens: I) Certo. É a visão sistêmica da administração que é tão aceita hoje em dia. II) Errado. Dizer que o comportamento conjunto é igual à soma dos individuais é o mesmo que ignorar que as organizações conseguem criar algo a mais com o trabalho sistêmico. GABARITO: A.

6. (CESPE/FUNPRESP-EXE/Analista - Área Administrativa/2016) Interesse geral, equidade, iniciativa e espírito de equipe são princípios universais da teoria da administração contingencial.

A teoria contingencial não tem esses princípios, que são da Teoria Clássica de Fayol. GABARITO: Errado.

Um gerente recebeu uma avaliação negativa do desempenho da sua equipe. Surpreso com os resultados, ele convocou a equipe, apresentou os resultados e perguntou como aquilo podia ter acontecido, se todos os relatórios e informações que recebia dos subordinados apontavam que as atividades estavam sendo desempenhadas sem problemas e os resultados estavam sendo atingidos. Os subordinados reconheceram que muitas vezes amenizaram as más notícias, para evitar "problemas com o chefe". Essa atitude dos subordinados indica que ocorreu a seguinte barreira à comunicação: a) sobrecarga de informações; b) canal inadequado; c) feedback inadequado; d) percepção seletiva; e) filtragem.

A questão trata do caso de funcionários que, ao longo do tempo, avaliam positivamente o desempenho do seu chefe, mas que, pouco tempo depois, apresentam avaliações negativas e dizem que não apresentaram antes para não ter problemas. Esse é um excelente exemplo da filtragem que ocorre no emissor da mensagem, que não passa o conteúdo correto para evitar problemas e tensões. GABARITO: E.

33. (FGV/COMPESA/Analista de Gestão - Administrador/2014) A primeira tentativa de formalização de uma teoria administrativa foi feita por Taylor, com a publicação de "Os Princípios da Administração Científica". Com relação a esses princípios, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) Princípio de planejamento - substituição de métodos científicos por procedimentos empíricos, conforme o raciocínio de cada trabalhador. ( ) Princípio de preparo dos trabalhadores - os operários não precisam demonstrar aptidões porque é possível treiná-los, mas o material de trabalho deve ser previamente preparado. ( ) Princípio de controle - controlar o desenvolvimento do trabalho para se certificar de que está sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta. As afirmativas são, respectivamente, a) V, F e V. b) F, F e V. c) V, V e V. d) F, F e F. e) F, V e V.

A questão traz três dos quatro princípios da Administração Científica para que você verifique se o princípio está corretamente relacionado com o conteúdo do item. Relembremos os princípios: Planejamento: o trabalho deve ser planejado pela organização com base em métodos científicos, e não operado conforme o critério individual do trabalhador. Preparo: os trabalhadores devem ser cientificamente selecionados com base em suas aptidões e treinados para as tarefas planejadas. Controle: o trabalho deve ser controlado, para que seja possível verificar se o que foi previsto está sendo cumprido em termos de metodologia e metas. Execução: as atribuições e responsabilidades de execução devem ser distribuídas de forma planejada. Agora, vamos ver os itens: I) Falso. O princípio do planejamento fala que os métodos utilizados devem ser científicos, exatamente o oposto do proposto no item. II) Falso. Os operários demonstram suas aptidões desde a sua seleção, mas o treinamento deve ser feito. III) Verdadeiro. É exatamente isso que diz o princípio! GABARITO: B.

O departamento fiscal da empresa Gama tem apresentado constantemente situações como: pagamento de tributos em atraso por conta do não lançamento de notas fiscais dentro dos prazos previstos pela legislação. Quando questionados, funcionários apontam que não são os responsáveis pelos problemas. De maneira geral os funcionários da área afirmam que "não são atribuições de seus cargos". Como consequência várias atividades importantes do departamento fiscal ficam sob responsabilidade indefinida. Os problemas do departamento fiscal da Gama estão relacionados: a) O planejamento. b) À organização. c) O relacionamento interpessoal. d) A gestão da informação. e) O controle.

A questão traz, claramente, exemplos de desorganização: não há clareza quanto a distribuição das tarefas - que é função organização. GABARITO: B.

Listas de verificação, cronogramas e gráficos de Gantt podem ser utilizados para auxiliar as atividades de planejamento operacional.

A questão traz, corretamente, ferramentas de planejamento operacional ligadas a procedimentos (listas de verificação) e programas (cronogramas e gráfico de Gantt). GABARITO: Certo.

36. (IADES/CONAB/Assistente Administrativo/2014) A busca pela "melhor maneira", por meio do estudo de tempos e movimentos e estabelecimento de padrões de produção, é característica da escola da administração denominada a) Estruturalismo. b) Relações Humanas. c) Administração Científica. d) Sistemas Abertos. e) Teoria da Contingência.

A questão traz, em seu comando, exatamente a essência da teoria da administração científica. Diria que a essência das teorias de cada alternativa seriam: A) Visão conjunta e eclética da organização. B) Pessoas como seres humanos e sociais. C) tempos, movimentos e padrões para as tarefas. D) Relação das partes com o todo, formando conjuntos complexos. E) Necessidade de reagir aos imperativos ambientais. GABARITO: C.

Cidadãos de um município estão cobrando da gestão pública municipal o cumprimento de uma promessa de governo: abertura de três novas unidades de saúde pública. Como resposta à comunidade o prefeito argumenta o seguinte: "As três unidades de saúde estavam nas nossas metas, mas a carência de recursos possibilitou a implementação de apenas uma unidade de saúde". Assinale a alternativa que corresponde à função de administração melhor relacionada ao texto: a) Organização. b) Controle. c) Planejamento. d) Liderança. e) Direção.

A questão é ruim, pois o texto trata do planejamento mal feito (C), mas também da incapacidade de conseguir recursos (organização - A). Assim, ao meu ver, a questão deveria ser anulada por haver múltipla possibilidade de resposta. GABARITO considerado: C.

As configurações estruturais dos grupos de trabalho diferem quanto à forma de trocar informações e as características dos membros da rede. Considere as configurações de redes de comunicação abaixo. Possui mais velocidade de intercâmbio de informações a que consta em a) I. b) II. c) III. d) IV. e) V.

A rede de comunicação onde a comunicação flui mais rapidamente é a rede todos os canais, pois todas as pessoas se comunicam livremente com todas as outras. A rede em roda seria a mais rápida caso não houvesse a opção da rede todos os canais, ou se fosse necessária a existência de um líder. Com isso, percebe-se que a questão deveria ter seu gabarito invertido para a letra E! GABARITO considerado: A.

16. (CESPE/TCU/Técnico/2015) A teoria da burocracia, proposta por Max Weber, sustentada pelo tripé racionalidade, impessoalidade e profissionalismo, tem como principais objetivos a eficiência, a eficácia e a efetividade dos processos organizacionais.

A teoria burocrática busca criar uma organização eficiente, não se preocupando com a eficácia e com a efetividade. Sobre o suposto "tripé" da burocracia, é possível afirmar que exista autor que tenha afirmado exatamente isso (o que não consegui localizar). GABARITO: Errado.

4. (CESPE/FUNPRESP-EXE/Analista - Área Administrativa/2016) A teoria clássica absorveu concepções da burocracia ao adotar uma abordagem indutiva, que visa atuar das partes para o todo.

A teoria clássica não suga nada da teoria burocrática. Além disso, sua abordagem é voltada para o todo da estrutura organizacional, não tendo foco nenhum em atuar sobre cada uma de suas partes. GABARITO: Errado.

11. (CESPE/TCE-SC/Auditor Fiscal de Controle Externo - Administração/2016) Segundo a teoria contingencial, não há modelo organizacional exclusivo nem modelo melhor que outro porque as organizações são sistemas abertos que necessitam de cuidados, de administração e tratamento adequados ao tipo de atividade que desempenhem e ao ambiente em que se encontrem.

A teoria contingencial reconhece a existência de diferentes modelos organizacionais que podem ser utilizados em diferentes situações do ambiente: a organização e sua estrutura reagem ao ambiente! Deste modo, a teoria reconhece que nenhum modelo exclui a possibilidade de outros, e nenhum deles é melhor de maneira absoluta, devendo apenas serem utilizados de maneira adequada às contingências enfrentadas - exatamente o que é afirmado na assertiva. GABARITO: Certo.

12. (CESPE/TCE-SC/Auditor Fiscal de Controle Externo - Administração/2016) Tanto na teoria clássica quanto na administração científica, a análise da estrutura organizacional é realizada da direção para a execução (de cima para baixo) e da síntese para a própria análise (do todo para as partes)

A teoria da administração científica não faz análise da estrutura organizacional - mas sim das tarefas -, por isso a assertiva está errada! GABARITO: Errado.

38. (IADES/UFBA/Analista Administrativo/2014) Apesar da existência de diversas e distintas definições para o conceito de desenvolvimento organizacional (DO), podem ser identificados, entre esses conceitos, alguns pontos de convergência, entre esses pontos encontra-se a (o) (A) mudança planejada. (B) processo de solução de problemas advindo da análise das forças e fraquezas do ambiente interno. (C) supressão do fortalecimento (empowerment) das equipes, com vistas a garantir maior controle sobre os processos. (D) necessidade de melhor formalização dos processos internos. (E) não utilização de pesquisas para fins de diagnóstico organizacional.

A teoria do desenvolvimento organizacional é voltada para a mudança organizacional que faz a organização aprender e se desenvolver com base em seus colaboradores, métodos, processos, etc. É o que está na alternativa A. Vejamos as demais: B) DO não é matriz SWOT. C) Acabar com o empoderamento não gera desenvolvimento organizacional, ao contrário! D) Formalização de processos não é base para o DO. E) É preciso sim ter um diagnóstico para implementar a mudança com base em DO. GABARITO: A.

23. (ESAF/DNIT/Analista Administrativo - Área Administrativa/2013) Leia o trecho a seguir Teoria da administração que enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou nas teorias administrativas. "Tudo depende de...". Tal abordagem explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. Assim, pode-se afirmar que condições e situações diferentes exigem técnicas diferentes de administrar. Estas afirmativas pertencem à a)Abordagem Sistêmica da Administração. b)Abordagem Comportamental da Administração. c)Abordagem Estruturalista da Administração. d)Abordagem Neoclássica da Administração. e)Abordagem Contingencial da Administração.

A teoria para a qual "tudo depende" é a Teoria Contingencial. Para ela, a forma de administrar a organização dependerá das contingencias impostas pelo ambiente onde a organização se insere. GABARITO: E.

40. (IBFC/Emdec/Assistente Administrativo Jr./2016) O pilar da Administração que trata de definir objetivos, identificar formas de controle e definir processos determina-se: (A) Planejamento. (B) Organização. (C) Direção. (D) Controle.

A tomada de decisões sobre objetivos, processos, etc. é o planejamento. A tomada de decisões sobre como fazer o controle (e sobre como fazer as outras funções também!!!) também é papel do planejamento. GABARITO: A.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna a seguir. Dentre as principais funções da Administração, __________________________ é a metodologia administrativa que permite diagnosticar e analisar situações atuais, de estabelecer resultados - objetivos e metas - a serem alcançados pelas organizações e de delinear ações - estratégicas - para alcançar estes resultados, bem como estabelecer leis e normas - políticas - que servem de sustentação a esse procedimento administrativo. (A) Planejamento. (B) Organização. (C) Direção. (D) Controle.

A tomada de decisões sobre os objetivos e metas com base no diagnóstico organizacional é função do planejamento. GABARITO: A.

Em todas as áreas de uma organização, os administradores exercem funções de planejamento, organização, direção e controle. É uma atividade de organização na área de finanças: a) avaliação do desempenho financeiro da organização; b) elaboração de projetos de investimento; c) implementação de política de participação nos lucros; d) aplicação dos recursos financeiros; e) controle dos custos de produção.

As atividades de organização são aquelas relativas à distribuição e aplicação dos recursos. Nessa questão específica, a única atividade deste tipo está na alternativa D - de forma bastante explícita, por sinal! GABARITO: D.

Um diretor de marketing afirmou que a maior parte de seu tempo era dedicada a funções de planejamento. É uma função de planejamento, na área de marketing: a) distribuição dos vendedores por área geográfica; b) avaliação da satisfação dos clientes; c) estruturação do departamento de marketing; d) definição da estratégia comercial; e) atribuição de bônus aos vendedores.

As funções de planejamento estão ligadas às decisões sobre o futuro desejado e sobre os caminhos para se chegar lá. Com isto em mente, percebemos que, de forma mais objetiva, a única relação que se pode fazer com planejamento está na alternativa D. Ainda assim, a alternativa C pode ter gerado alguma confusão. Lembre-se: a tomada de decisão sobre os recursos pode ser considerada parte do planejamento, mas a efetiva estruturação é parte do processo de organização. GABARITO: D.

O processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de interação com o ambiente e atuando de forma inovadora e diferenciada, é chamado de (A) planejamento operacional. (B) matriz de causa e efeito. (C) planejamento tático. (D) just in time. (E) planejamento estratégico.

As funções do processo administrativo são o planejamento, organização, direção e controle. A única função que diz respeito às decisões sobre o futuro é o planejamento. Dentro do planejamento, o estratégico diz respeito à organização como um todo na relação com o ambiente no longo prazo, o tático diz respeito às áreas funcionais e o operacional às tarefas desempenhadas. Como a questão fala da organização como um todo no ambiente, trata-se do planejamento estratégico. GABARITO: E.

A função administrativa que é responsável pela verificação e comparação dos resultados obtidos com os previstos e planejados, como também, de restringir e regular os fatores administrativos de modo que os projetos sejam completados conforme previstos, é corretamente chamada de: a) Controle. b) Planejamento. c) Direção. d) Comando. e) Coordenação.

As funções do processo administrativo são: planejamento, organização, direção e controle. Assim, já sabemos de cara que as alternativas D e E não podem estar corretas. Mas isso não seria necessário, pois a questão trata diretamente da função do processo administrativo que faz a verificação do que é planejado com o que realmente é executado na organização. Trata-se da função do controle! A questão traz ainda alguns comentários adicionais (blá blá blá), na tentativa de lhe confundir. Ainda assim, tudo que ela fala é associável ao controle. Ela fala em restrição e regulagem das coisas para que sejam completadas da forma prevista - o que também está ligado ao controle! GABARITO: A.

As mensagens verbais são os elementos mais complexos da comunicação nas organizações visto que os vários significados dos gestos e dos comportamentos contribuem para a geração de conflitos e desentendimentos no trabalho.

As mensagens verbais são mais fáceis de serem compreendidas do que as não verbais (gestos e comportamentos). A questão busca confundir o candidato, mas termina dizendo exatamente o contrário disso. GABARITO: Errado.

31. (FGV/TCM-SP/Agente de Fiscalização/2015) Um dos principais marcos na evolução do campo teórico da administração é o chamado enfoque contingencial - cuja perspectiva pode ser resumida pela proposição "não existe uma única melhor forma de organizar". Entre ascontribuições fundamentais do enfoque contingencial estão: a) a formulação do conceito de campo organizacional; b) a proposição dos princípios gerais da administração; c) o reconhecimento da organização informal; d) a diferenciação entre modelo mecânico e modelo orgânico de organização; e) a incorporação da dimensão simbólica na análise do ambiente organizacional.

As principais contribuições da teoria contingencial são, sem dúvidas, a percepção de que o ambiente condiciona o funcionamento da organização, imputando modificações em sua estrutura e estratégia, em especial propondo a existência de dois modelos organizacionais: o mecanicista (mecânico) e o orgânico. As demais alternativas tratam, respectivamente: A) É um aspecto da Teoria Institucional. Não abordada nos principais livros que tratam da evolução da teoria administrativa e com raríssima cobrança em provas (e as poucas vezes que cai é quando é expressamente mencionada no Edital, o que também é raro), é uma teoria conhecida nos meios mais acadêmicos. Para saber mais sobre ela, ganhando uma boa base sobre o assunto, recomendo a leitura do seguinte Artigo Acadêmico: http://www.scielo.br/pdf/cebape/v4n1/v4n1a06 B) Escola Clássica e Neoclássica C) Escola das Relações Humanas. E) Teoria institucional. GABARITO: D.

9. (CESPE/TCE-SC/Auditor Fiscal de Controle Externo - Administração/2016) Em consonância com o posicionamento de Max Weber, a teoria de administração clássica valoriza a burocracia e preza pela eficiência e pelo atendimento humanizado às demandas do cidadão.

Assertiva redigida de forma bem confusa, para confundir o candidato. Na verdade, a Teoria Clássica de Fayol não é feita consoante o posicionamento de Max Weber. A teoria que faz isso é a da burocracia organizacional. Além disso, a teoria clássica não tem nenhuma relação com atendimento humanizado do cidadão! Isso não faz nenhum sentido! GABARITO: Errado.

Analise as afirmativas abaixo marcando C para Certo e E para Errado. A seguir selecione a opção correta. ( ) Na comunicação formal a mensagem circula por meio de sistemas não convencionais e não oficiais. ( ) A comunicação nas organizações apresentam-se de forma diferenciada, podendo ser formais ou informais, orais ou escritas, ascendentes, descendentes e laterais. ( ) São propósitos da comunicação organizacional proporcionar informação e compreensão necessárias à condução das tarefas, e proporcionar motivação, cooperação e satisfação nos cargos. ( ) Um processo de comunicação é unidirecional e torna-se eficaz quando o destinatário decodifica a mensagem e agrega lhe um significado próximo à ideia que a fonte tentou transmitir. ( ) O processo de comunicação pode ser eficiente e eficaz. A eficiência se relaciona com os meios utilizados e a eficácia com o objetivo de transmitir uma mensagem com significado. a) C, C, E, E, E b) E, C, C, E, C c) C, E, C, E, E d) E, C, E, C, E e) C, E, C, C, C

Boa questão sobre o assunto. Vamos ver cada afirmativa: ( ) Na comunicação formal a mensagem circula por meio de sistemas não convencionais e não oficiais. Errada. Na comunicação formal a comunicação transita por canais oficiais e convencionais! ( ) A comunicação nas organizações apresentam-se de forma diferenciada, podendo ser formais ou informais, orais ou escritas, ascendentes, descendentes e laterais. Certa. As comunicações de fato podem ser de diferentes tipos, que incluem todos os mencionados na assertiva. ( ) São propósitos da comunicação organizacional proporcionar informação e compreensão necessárias à condução das tarefas, e proporcionar motivação, cooperação e satisfação nos cargos. Certa. A comunicação de fato busca dar informações e proporcionar motivação, cooperação e satisfação. ( ) Um processo de comunicação é unidirecional e torna-se eficaz quando o destinatário decodifica a mensagem e agregalhe um significado próximo à ideia que a fonte tentou transmitir. Errada. O processo de comunicação possui feedback, por isso é, no mínimo, bidirecional. Sua eficácia está ligada à transferência exata do significado, e não de uma ideia próxima. ( ) O processo de comunicação pode ser eficiente e eficaz. A eficiência se relaciona com os meios utilizados e a eficácia com o objetivo de transmitir uma mensagem com significado. Certa. A assertiva combina conhecimentos de comunicação com eficiência e eficácia. Eficiência é a relação entre os produtos finais e os meios utilizados, enquanto a eficácia está ligada ao produto final, ao objetivo pretendido. É exatamente o que está descrito na assertiva, aplicado ao contexto da comunicação. GABARITO: B.

8. (CESPE/TCE-SC/Auditor Fiscal de Controle Externo - Administração/2016) Na administração por objetivos, os administradores e seus subordinados, após identificarem objetivos em comum, formularem metas de forma consensual e participativa e discutirem a atribuição das suas responsabilidades de acordo com os resultados esperados, serão avaliados em consonância com o alcance desses objetivos.

Comentário: A administração por objetivos é parte da Teoria Neoclássica da Administração. A ideia por trás dela é a de que é preciso buscar fazer com que os funcionários atinjam determinados objetivos para que a organização tenha sucesso. Até mesmo a motivação dos funcionários estaria associada à existência de objetivos a serem atingidos. Uma dúvida comum é sobre se esses objetivos são fixados de cima para baixo ou se isso acontece de forma consensual. Na verdade, os objetivos são fixados em conjunto entre os chefes e seus subordinados! GABARITO: Certo.

5. (CESPE/FUNPRESP-EXE/Analista - Área Administrativa/2016) Adaptar-se às mudanças conjunturais e conseguir aproveitar as oportunidades oferecidas pelo ambiente são alguns dos pressupostos do modelo de administração contingencial.

Comentário: A teoria contingencial realmente é baseada na adaptação da organização ao ambiente, considerando os elementos da conjuntura, como descrito pela questão. GABARITO: Certo.

7. (CESPE/FUNPRESP-EXE/Analista - Área Administrativa/2016) A teoria estruturalista, voltada ao estudo das organizações formais, surgiu da necessidade de eliminar as distorções e limitações do modelo burocrático.

Comentário: De fato, os estudos que se convenciona chamar de "teoria estruturalista" surgem como uma evolução da análise da organização formal, indo além do modelo burocrático. GABARITO: Certo.

Estabelecer atribuições e responsabilidades entre unidades organizacionais e definir a estrutura com base no tipo de departamentalização e no tipo de organograma mais adequados para enfrentar os desafios já identificados são atividades que ocorrem no processo de direção.

Comentário: Definição de estrutura organizacional é, na verdade, estabelecimento da distribuição dos recursos humanos na organização, portanto uma tarefa da função organização, e não direção. GABARITO: Errado

No processo administrativo, as funções controle, planejamento, organização e direção, desempenhadas pelo administrador, são tipicamente executadas de forma: a) interrelacionada; b)sequencial; c) aleatória; d)departamentalizada; e)hierárquica.

Comentário: Questão controversa. Em tese é possível dizer que as funções do processo administrativo acontecem de forma sequencial, onde a primeira é o planejamento e a última é o controle. Apesar disso, na prática o que se observa é que todas as funções acontecem ao mesmo tempo, de forma inter-relacionada. Essa questão cobrou a visão mais prática, mas não chegou a mencionar isso no seu comando. Por isso, é possível considerar que ela possui duas respostas possíveis (A e B), e deveria ter sido anulada. GABARITO considerado: A

A gestão de pessoas relaciona-se à função de controle da administração porque tem o objetivo de acompanhar as tarefas e, com base em indicadores, assegurar que elas sejam desempenhadas de acordo com os padrões e as políticas da organização.

Comentário: Questão mais interpretativa e com "pegadinha". A gestão de pessoas se relaciona com todas as funções da administração: planejamento, organização, direção e controle. No que diz respeito especificamente à relação com o controle, o examinador pede que você reflita sobre se ela permite o acompanhamento de tarefa com base em indicadores, além o desempenho das tarefas de acordo com padrões e políticas da organização. A resposta é SIM! Tudo isso é gestão de pessoas e é controle ao mesmo tempo! GABARITO: Certo.

22. (ESAF/MF/AFC - DI/2013) Indique a opção que completa corretamente a frase a seguir: "Fayol define o ato de administrar e que constituem o chamado processo administrativo e que são aplicáveis em qualquer trabalho do administrador em qualquer nível ou área de atividade da organização, como sendo: prever..........." a) organizar, comandar, coordenar e controlar. b) organizar, coordenar, comandar e controlar. c) coordenar, organizar, controlar e comandar. d) controlar, organizar, coordenar e comandar. e) coordenar, controlar, organizar e comandar

Comentário: Trata-se do POCCC de Fayol: prever (ou planejar), organizar, comandar, coordenar e controlar! Uma pena que a banca tenha exigido que você soubesse as funções nesta ordem... Merecia anulação por múltiplas respostas. GABARITO: A.

Em relação à comunicação nas organizações, assinale a opção que indica uma comunicação do tipo bottom-up. a) Orientação da diretoria sobre práticas e procedimentos. b) Informes contábeis e financeiros passados pelos chefes de departamento para a diretoria. c) Mensagens de doutrinação sobre valores culturais, provenientes da alta administração. d) Assessoria de staff para os departamentos de linha. e) Mensagens de coordenação interdepartamental para solução de problemas.

Comunicação bottom-up é a comunicação vertical ascendente, ou seja, é aquela que é feita por um escalão inferior para um nível superior da organização. O único exemplo onde isso acontece é na letra B, onde o chefe de departamento manda relatórios para a sua chefia (a diretoria). GABARITO: B.

14. (CESPE/FUB/Administrador/2015) A escola da administração científica procurou combater o desperdício e aumentar a produtividade com base nos estudos de tempos e movimentos e em sistemas de pagamento por quantidade produzida. De acordo com esses estudos, a produtividade era resultado da maximização do esforço, isto é, trabalhar mais e mais rápido, com adequado sistema de premiação financeira.

De fato, a escola científica da administração busca combater o desperdício e aumentar a produtividade, utilizando-se de estudos de tempos e movimentos e pagamento por peça produzida. Apesar disso, produtividade não pode ser definida como a maximização do esforço, mas sim a maximização dos produtos produzidos com os recursos disponíveis, sendo conceito intimamente ligado à eficiência. GABARITO: Errado.

17. (CESPE/MPOG/Administrador - Cargo 1/2015) Uma das principais diferenças entre a abordagem clássica da administração e a contingencial diz respeito às hipóteses de racionalidade do ser humano, de forma que, na primeira, prevalece o Homo economicus, e, na segunda, predomina o que pode ser chamado de homem complexo.

De fato, as duas teorias são muito diferentes, e essa diferença se apresenta também na concepção de homem: homem econômico na abordagem Clássica e Homem Complexo na contingencial. GABARITO: Certo.

Uma empresa de grande porte do setor farmacêutico redefiniu sua estratégia de negócios, expandindo-se para novos mercados e lançando novos produtos. O diretor de operações recebeu a incumbência de propor uma nova estrutura para a empresa, mais adequada à execução da estratégia recém definida. Ao realizar essa incumbência, o diretor estará exercendo a seguinte função administrativa: a)planejamento; b)organização; c)direção; d)liderança; e)controle.

De forma geral, quando a banca falar em estrutura organizacional estará falando da função "organização", como nessa questão. GABARITO: B.

45. (IBFC/SEPLAG-MG/Gestor de Transportes e Obras- Administração/2014) Leia a sentença e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. " _________________ é a corrente iniciada por Fayol para o tratamento da Administração como ciência na formatação e estruturação das organizações." (A) Teoria Clássica. (B) Teoria da Contingência. (C) Teoria de Sistemas. (D) Teoria da Burocracia.

Em outras palavras: qual a teoria de Fayol? R.: A Teoria Clássica! GABARITO: A.

18. (CESPE/TCU/Técnico/2015) A eficiência dos processos produtivos, o combate ao desperdício, a administração como processos e a eficiência do modo burocrático de organização são ideias preconizadas pela escola neoclássica da administração.

Errado. A escola neoclássica não é voltada para os processos produtivos ou o desperdício, o que é foco da escola clássica da administração. O modelo burocrático também não tem relação com a escola neoclássica, mas sim com a burocracia! GABARITO: Errado.

O processo administrativo, composto pelas funções administrativas, tem por fim a execução da estratégia empresarial. A esse respeito, assinale a alternativa correta quanto à denominação da função administrativa que se relaciona diretamente com a maneira como os objetivos empresariais devem ser alcançados, ou seja, a condução das atividades dos colaboradores que atuam internamente dentro das fronteiras empresariais. a) Organização. b) Retroalimentação. c) Controle. d) Direção. e) Planejamento.

Essa questão não foi tão bem elaborada. Ela pergunta sobre a função do processo administrativo que se relaciona com a maneira como os objetivos são alcançados. Pensando rápido, poderíamos lembrar da função de planejamento (que define objetivos e os caminhos - maneiras - a serem utilizados para alcançá-los) ou da função de direção (ligada à condução dos trabalhos dos funcionários). Se acabasse aí, a questão seria dúbia. Apesar disso, ela continua esclarecendo: "ou seja, a condução das atividades dos colaboradores"... Com isso não resta dúvida de que se trata da função de direção. GABARITO: D.

24. (ESAF/DNIT/Técnico Administrativo/2013) Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas do Administrador. Os princípios apresentados por Fayol foram retrabalhados com contribuições da abordagem neoclássica da Administração. Sobre as funções do administrador, segundo a abordagem clássica, é correto afirmar: a) cada uma das funções administrativas repercute na seguinte, determinando o seu desenvolvimento. b) o ciclo administrativo não se repete, mas permite uma contínua correção e ajustamento através da retroação. c) as funções do administrador formam apenas uma sequência cíclica: pois é um processo de funções pouco relacionadas em uma interação dinâmica. d) as funções administrativas quando consideradas isoladamente formam o processo administrativo. e) os autores da Teoria Clássica e Neoclássica apresentaram princípios administrativos comuns e definiram as mesmas funções básicas para o administrador.

Fayol via as funções do processo administrativo repercutindo uma sobre a outra em um ciclo de processos desempenhados na organização, conforme previsto pela alternativa A. Note que não precisava nem estudar a teoria neoclássica para responder à questão... GABARITO: A.

1. (PUC-PR/DPE-PR/Sociólogo/2012) Em um conhecido livro Organizações Modernas, o sociólogo Amitai Etzioni destaca a relevância dos estudos da sociologia organizacional no mundo moderno, haja vista que a "sociedade atual é uma sociedade de organizações" (Etzioni, 1967:5), pois nascemos, fomos educados, trabalhamos, e desenvolvemos grande parte de nossas demais atividades em organizações. No entanto, ao longo do desenvolvimento da sociologia das organizações, as percepções teóricas acerca das organizações sofreram modificações condizentes com as escolas teóricas da área. Entre elas, destacam-se a Teoria Clássica ou Administração Científica, a Teoria das Relações Humanas e a Teoria Estruturalista. Considere as afirmativas acerca dessas teorias: I. A Teoria Clássica abordava as organizações a partir do critério da motivação econômica para o trabalho, dando ênfase ao processo de divisão do trabalho clara e formal. II. A Teoria Clássica incorporava, desde seu surgimento, influências weberianas voltadas a compreender o sentido da ação social no trabalho, atribuída pelos indivíduos no processo produtivo III. A Teoria das Relações Humanas dá atenção aos processos psicológicos envolvidos nas organizações, demonstrando como as recompensas extraeconômicas têm sempre justificativa associada à satisfação pessoal e individual. IV. A Teoria das Relações Humanas denunciou a necessidade de se levar em consideração os "fatores sociais", isto é, as inúmeras necessidades extraeconômicas dos trabalhadores dentro da organização para a melhor compreensão e mesmo para o pleno desenvolvimento organizacional. V. A Teoria Estruturalista, de grande influência marxista e weberiana, parte do conflito inevitável entre o trabalhador e a organização e dá grande ênfase à dimensão do poder nas organizações. VI. A Teoria Estruturalista enfatiza o organograma empresarial, as relações de mando e submissão propondo novas formas de organização das funções, mais flexíveis e democráticas. É correto o que se afirma APENAS em: a) I, III e V. b) II, IV e VI. c) I, IV e V. d) II, III e VI. e) I, III e IV.

I) Certo. A Teoria Clássica realmente abordava as organizações do ponto de vista do homem econômico e promovia a clara divisão do trabalho. II) Errado. A Teoria Clássica não possui influências de Weber. III) Errado. A teoria das relações humanas foca o aspecto social, não existe foco em "processos psicológicos" nem em recompensas que SEMPRE justificam satisfação pessoal e individual além das econômicas (extraeconômicas). IV) Certo. Os fatores sociais realmente são importantes e vão além dos econômicos, segundo a teoria das relações humanas. V) Certo. A Teoria Estruturalista realmente possui as influências mencionadas e considera o conflito organização x funcionários. VI) Errado. Não há esse foco proposto na teoria estruturalista. GABARITO: C.

40. (IBFC/EBSERH/Assistente Administrativo/ 2015) Existe mais de um tipo de organização. Cada qual com suas respectivas características. Sobre os tipos de organizações, leia as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta: I. As organizações nunca podem ser classificadas por tamanho, por natureza jurídica, por área de atuação ou economicamente. Somente podem ser classificadas estruturalmente, como sendo do governo, empresas privadas ou organizações do terceiro setor. II. Uma empresa é uma organização de negócios que tem o objetivo de vender produtos e/ou serviços e obter lucro. III. O terceiro setor compreende as organizações de utilidade pública, mas que têm origem na sociedade, não no governo. Algumas delas são chamadas organizações não governamentais (ONGs), e não têm finalidade lucrativa. Estão corretas as afirmativas: (A) Apenas as afirmativas I e II estão corretas. (B) Apenas as afirmativas I e III estão corretas. (C) Apenas as afirmativas II e III estão corretas. (D) Todas as afirmativas estão corretas. (E) Nenhuma afirmativa está correta.

I) Errado. Claro que as organizações podem ser classificadas por tamanho, natureza jurídica, etc... II) Certo. Empresa é uma organização que busca o lucro! III) Certo. Terceiro setor é o de organizações não estatais que oferecem serviço à sociedade sem buscar o lucro. Assim, apenas II e III estão certos. GABARITO: C.

25. (ESAF/DNIT/Técnico Administrativo/2013) O enfoque do processo administrativo define não apenas o processo administrativo, mas também o próprio papel dos gerentes. Fayol indicou os deveres e princípios que devem ser seguidos pelos gerentes para que a administração seja eficaz. Assinale a opção que não apresenta um dos princípios de administração propostos por Fayol. a) Divisão do trabalho, disciplina, inovação, interesse da organização e equidade. b) Autoridade e responsabilidade, disciplina, unidade de comando, remuneração do pessoal e espírito de equipe. c) Unidade de direção, interesse geral, remuneração do pessoal, estabilidade do pessoal e iniciativa. d) Espírito de equipe, iniciativa, equidade, ordem, disciplina, interesse geral e centralização. e) Ordem, autoridade e responsabilidade, estabilidade do pessoal e unidade de comando.

Nessa questão bastava lembrar os 14 princípios de Fayol para identificar a alternativa que traz coisas erradas. Os princípios são: 1. Divisão do trabalho. 2. Autoridade e responsabilidade. 3. Disciplina. 4. Unidade de comando. 5. Unidade de direção. 6. Subordinação dos interesses individuais aos gerais. 7. Remuneração do pessoal. 8. Centralização. 9. Cadeia escalar. 10. Ordem. 11. Equidade. 12. Estabilidade do pessoal. 13. Iniciativa. 14. Espírito de equipe. Assim, não existe princípio da "inovação" como previsto na alternativa A, que está errada. GABARITO: A.

Uma empresa do setor alimentício tem tido alguns problemas no fluxo produtivo, e isso tem ocasionado falta de seus produtos acabados. Para solucionar o problema, o gerente da unidade estabeleceu um sistema para acompanhar o fluxo de produção, que possibilita detectar desvios e proporcionar ações corretivas para que o fluxo volte à normalidade. A solução encontrada pelo gerente refere-se a que função da administração? a) Planejamento b) Coordenação c) Organização d) Controle e) Direção

No exemplo, o gerente faz verificações do trabalho para verificar desvios. Na verdade, está realizando um controle de direção para que os resultados possam ser atingidos. GABARITO: D.

O administrador utiliza o planejamento tático para delinear o que as várias partes da organização devem fazer para ter sucesso. Os planos táticos envolvem a)a produção, a organização, o marketing e a capacitação. b)os recursos humanos, as finanças, a produção e o marketing. c)o abastecimento, o treinamento, as comunicações e o orçamento. d)a pesquisa de mercado, as finanças, os recursos humanos e o treinamento e)a organização, o marketing, o abastecimento e a comunicação.

No nível tático se encontra o planejamento de cada setor/departamento da organização. Assim você teria que procurar a única alternativa que traz setores/departamentos, sendo que a única que o faz corretamente é a letra B. Note que nenhum dos elementos a seguir constitui um departamento: organização, capacitação, abastecimento, treinamento, comunicações, orçamento e pesquisa de mercado. GABARITO: B.

No sistema formal da comunicação organizacional do tipo "todos os canais", os membros se comunicam ativamente uns com os outros e há um líder forte que age como condutor central do processo

No sistema todos os canais não há um líder forte centralizando a comunicação. Ao contrário, as pessoas têm total liberdade de comunicação entre si, sem interferência de um líder. GABARITO: Errado.

2. (PUC-PC/FEAES-PR/Psicólogo/2012) Katz e Kahn desenvolveram um modelo de organização amplo e complexo através da teoria dos sistemas. Segundo o modelo proposto a organização apresenta as seguintes características típicas de um sistema aberto. Quais das alternativas abaixo indicam características típicas do sistema aberto? I. Entropia negativa. II. Informação como insumo. III. Homeostase dinâmica. IV. Equifinalidade. V. Limites ou fronteiras. Está(ão) CORRETA(S): a) Apenas as alternativas II, III, IV e V. b) Apenas as alternativas I, III, IV e V. c) Apenas as alternativas I, II, IV e V. d) Todas as alternativas. e) Apenas as alternativas I, II, III e V.

Não há dúvida de que todos os pontos apresentados fazem parte da organização enquanto sistema aberto. GABARITO: D.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna a seguir. A Administração conta com três níveis O ___________________________ é o que consolida a interação entre os aspectos internos ou controláveis e os aspectos externos ou não controláveis das organizações. (A) Nível Tático. (B) Nível Estratégico. (C) Nível Operacional. (D) Nível Administrativo.

O nível organizacional que lida com a interação entre o ambiente interno e o externo é o estratégico, que deve considerar a organização como um todo no seu ambiente. GABARITO: B.

Assinale a alternativa que indica o planejamento que abrange cada operação ou atividade projetada a curto prazo e que envolve uma tarefa ou atividade. (A) Estratégico. (B) Global. (C) Tático. (D) Operacional (E) Institucional.

O planejamento de cada tarefa/operação específica, no curto prazo, é o planejamento operacional. GABARITO: D.

Os três tipos de planejamento (estratégico, tático e operacional) têm diferentes amplitudes. De um modo geral, os planejamentos podem ser descritos como segue: I. é macro-orientado, abrange a totalidade da empresa. II. aborda cada unidade da empresa separadamente. III. é micro-orientado, abrange apenas as tarefas da operação. Os itens I, II e III referem-se, respectivamente, aos planejamentos a)estratégico, tático e operacional. b)tático, operacional e estratégico. c)operacional, tático e estratégico. d)estratégico, operacional e tático. e)tático, estratégico e operacional.

O planejamento pode acontecer em três níveis, como descrito pela questão. O planejamento estratégico é o mais amplo, mais geral, abrangendo a organização como um todo numa visão sistêmica de longo prazo. O tático é um desdobramento imediato para cada área/setor/departamento. O operacional é o desdobramento do tático para cada tarefa/procedimento a ser desempenhado.Esta explicação é feita pela questão, em outras palavras, nos itens I a III, apresentando respectivamente os planejamentos estratégico, tático e operacional. GABARITO: A.

(CESPE/FUNPRESP-EXE/Analista - Área Administrativa/2016) O princípio da remuneração, previsto na teoria da administração clássica, estabelece que o pagamento de salário deve ser condizente com as atividades exercidas pelo empregado.

O princípio de Fayol sobre remuneração é o da remuneração justo, corretamente descrito na questão. GABARITO: Certo.

Para assegurar a realização de objetivos organizacionais, o processo de controle deve comparar resultados alcançados com resultados esperados.

O processo de controle é aquele que propicia a verificação dos resultados em relação ao planejado, assim como a tomada de ações corretivas. A questão trata da essência do controle, por isso está correta. GABARITO: Certo.

Ao retornar de férias, uma gerente encontrou 500 novas mensagens em sua caixa de correio eletrônico. Poucos dias depois, seu chefe perguntou-lhe por que não havia respondido adequadamente a uma determinada mensagem, que continha informações importantes. A barreira à comunicação que melhor explica o que pode ter havido é: a) percepção seletiva; b) sobrecarga de informações; c) filtragem; d) linguagem; e) gênero.

O que aconteceu, claramente, foi um excesso de informações colocadas para serem absorvidas ao mesmo tempo pelo gerente que voltou de férias, o que é humanamente impossível e causa a sobrecarga de informações. GABARITO: B.

Gestores da organização Beta estão preocupados com as situações comentadas em reunião: "os relatórios administrativos apontam para informações que não convergem"; "não conseguimos concluir quais departamentos são mais eficientes por não estabelecermos padrões de desempenho". Assinale a alternativa que corresponde à função de administração melhor relacionada ao texto: a) Controle. b) Planejamento. c) Organização. d) Liderança. e) Direção.

O texto trata de relatórios que trazem informações divergentes e dificuldade de entender o desempenho, o que reporta claramente problemas de controle. GABARITO: A.

São exemplos de organização, EXCETO: a) O Exército. b) Uma Pessoa Física. c) Uma Escola de Samba. d) Um Clube de Futebol. e) Uma Faculdade.

Organizações são conjuntos de pessoas que se reúnem para concretizar objetivos em comum. O único exemplo na questão que não é uma organização é uma pessoa física - que é uma pessoa isolada buscando seus próprios objetivos! GABARITO: B

41. (IBFC/MGS/Administração/2015) A partir da Escola Burocrática o termo Administração pode ser conceituado como o processo de tomada de decisão, supervisão e controle das ações dos funcionários das organizações, visando o alcance dos resultados previamente estabelecidos. Abaixo estão descritas as razões do surgimento da Escola Burocrática. Assinale a alternativa que não condiz com uma dessas razões. (A) Busca da racionalidade e da igualdade no tratamento dos funcionários das diversas organizações. (B) Abordagem mais ampla do estudo da Administração. (C) Necessidade de estudos mais estruturados para a análise dos tipos de relacionamentos humanos, na busca de maior produtividade. (D) Busca do maior rendimento possível proporcionado pelos recursos das organizações.

Os antecedentes que contribuíram para a criação da Escola Burocrática são: o Organizações em crescimento desordenado e com maior grau de complexidade; o Busca de racionalidade e igualdade no tratamento dos funcionários das diversas organizações; o Abordagem mais ampla para o estudo da administração; o Necessidade de estudos mais estruturados para a análise dos tipos de relacionamento humanos, na busca de maior produtividade. Assim, a única alternativa que não é um dos fatores-chave para o surgimento da Teoria é a letra D. GABARITO: D.

39. (IBFC/MGS/Administração/2015) A Escola Clássica tem um diferencial muito importante, pois corresponde ao primeiro estudo da Administração de forma estruturada. Este pioneirismo levou a situações interessantes, pois a Escola Clássica recebeu elogios e críticas de forma ampla, sem possibilitar, e receber, uma análise mais detalhada de cada situação. A Escola Clássica se constitui de duas teorias da Administração: A Teoria da Administração Científica e a Teoria do Processo Administrativo. Dentre os autores que contribuíram para a Administração Científica, aquele que consolidou a linha de montagem móvel e mecanizou o processo, além de implantar 8 horas de trabalho diários e a duplicação dos salários foi o que está na alternativa: (A) Frederick Taylor. (B) Henri Fayol. (C) Henry Ford. (D) Frederick Maslow.

Os elementos apresentados pela questão (linha de montagem móvel, mecanização, oito horas de trabalho e salários elevados) são relacionados unicamente a Henry Ford. GABARITO: C.

(CESPE/TCE-SC/Auditor Fiscal de Controle Externo - Administração/2016) A teoria clássica de administração baliza-se nos princípios da unidade de comando, de amplitude de controle e da divisão do trabalho. Nesse sentido, em uma empresa em que o trabalho realizado deva ser reportado sempre ao supervisor imediato e ao diretor do setor, a fim de garantir que a análise de desempenho seja feita sob perspectivas diferenciadas, tem-se um exemplo da observância do princípio da unidade de comando.

Os princípios mencionados realmente fazem parte da Teoria Clássica, mas o exemplo dado está errado em relação ao princípio da unidade de comando, para o qual cada funcionário deve ter apenas um superior imediato. No exemplo, o desempenho do funcionário é reportado tanto ao chefe imediato quanto ao diretor, por isso não se pode falar em atendimento à unidade de comando, já que se subentende que duas pessoas estão "mandando" no funcionário ao mesmo tempo! GABARITO: Errado.

O silêncio — ausência de palavras ou ruídos — pode ser reconhecido como uma forma de comunicação organizacional em diferentes situações, como, por exemplo, quando um executivo, para sinalizar descontentamento com seu subordinado, evita-o ou ignora-o.

Pessoal, o silêncio também é forma de comunicar-se. A questão ainda traz claramente um exemplo de como o silêncio pode significar uma transferência de significado. GABARITO: Certo.

O planejamento organizacional estabelece as diretrizes da instituição, os objetivos e as metas. De acordo com a teoria da administração, é correto afirmar que o planejamento (A) tem como principal decorrência a pesquisa de campo realizada. (B) submete-se aos planejamentos específicos de cada área da organização. (C) é constituído da definição dos objetivos e da análise da situação atual. (D) deve ser elaborado por uma equipe externa, sem qualquer envolvimento de pessoas de dentro da organização, para não influenciar a definição dos objetivos. (E) apresenta como principal decorrência o estabelecimento dos planos, pois eles facilitam o alcance de metas e objetivos e funcionam como guias para assegurar os seguintes aspectos: a definição de recursos; a integração de objetivos a serem alcançados; a integração das equipes; e, o monitoramento e a avaliação do processo.

Questão amplamente subjetiva. Vejamos: A) Errada. A principal decorrência do planejamento é uma pesquisa de campo? Não! São os planos realizados! B) Errada. O planejamento se submete ao planejamento? Que esquisitice! C) Errada. Objetivos e análise da situação atual são parte do planejamento, mas não são sua "constituição", em outras palavras, não constituem "o todo" do planejamento. D) Errada. Não tem nenhum sentido que o planejamento tenha a obrigação de ser feita por pessoas de fora. Ao contrário: faz sentido que ele seja feito por pessoas da própria organização. E) Certa. A principal decorrência do planejamento são os planos para alcance de objetivos e metas em relação aos vários aspectos da organização. GABARITO: E.

No processo administrativo, são funções do controle: a) o controle pré-ação, o controle concorrente e o controle por feedback b) o controle gráfico, o controle documental e o controle por relatórios c) controle da qualidade, o controle da quantidade e o controle dos custos d) o controle formativo, o controle somativo e o controle avaliativo e) o autocontrole, a auditoria interna e a auditoria de resultados

Questão bem direta, que cobra que o candidato conheça os três principais tipos de controle: o pré-ação, o de direção (concorrente) e o de feedback. GABARITO: A.

Assinale a opção que indica, conforme aceitas hoje, as funções do processo administrativo. a) Organização, monitoramento, controle e avaliação. b) Controle, avaliação, reconversão e monitoramento. c) Planejamento, organização, direção e controle. d)Coordenação, planejamento, reunião e decisão. e) Assembleia, decisão, implantação e controle.

Questão bem objetiva, que pede apenas que você se lembre das quatro funções do processo administrativo: planejamento, organização, direção e controle. GABARITO: C.

Acerca dos níveis de planejamento organizacional, leia o fragmento a seguir. O planejamento _____ está voltado para o estabelecimento, tem foco em tarefas cotidianas e definem procedimentos específicos. O planejamento _____ tem foco nos departamentos ou setores de uma organização, definindo as principais ações para cada unidade. Finalmente, o planejamento _____ tem forte orientação externa, caracterizando-se, ainda, por possuir objetivos gerais. Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima. a)operacional - estratégico - tático. b)operacional - tático - estratégico. c)estratégico - operacional - tático d)estratégico - tático - operacional. e)fático - operacional - estratégico.

Questão bem objetiva: planejamento ligado às tarefas; aos departamentos; e à organização como um todo no seu relacionamento com o ambiente externo. Trata-se, respectivamente, do operacional, tático e estratégico. GABARITO: B.

29. (FGV/DPE-MT/Administrador/2015) A preocupação em definir uma tipologia para o ser humano nas organizações e suas principais características comportamentais acompanhou os formuladores das diversas teorias administrativas. Relacione os tipos descritos a seguir às respectivas teorias administrativas. 1. O homem organizacional pode desempenhar papéis em diferentes organizações. 2. O homem funcional desempenha papéis que se interrelacionam com os outros. 3. O homem econômico deve ser controlado e avaliado pelo trabalho padronizado. 4. O homem administrativo procura apenas o suficiente para se satisfazer com o trabalho. ( ) Teoria Clássica ( ) Teoria Estruturalista ( ) Teoria Behaviorista ( ) Teoria de Sistemas Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo. a) 4 - 1 - 3 - 2 b) 3 - 1 - 4 - 2 c) 1 - 4 - 2 - 3 d) 3 - 2 - 4 - 1 e) 2 - 3 - 4 - 1

Questão cobrando um conhecimento super "decorado". Aqui você teria que ter memorizado as concepções de ser humano de cada uma das teorias para associá-las corretamente, o que é feito na alternativa B. GABARITO: B

28. (FGV/TJ-RO/Pedagogo/2015) As organizações de trabalho em geral sistematizam sua estrutura e suas atividades. Uma das sistematizações organizacionais que mais interessa ao pedagogo empresarial é aquela que diz respeito ao desenho de cargos, pois o desenvolvimento de competências dos funcionários está diretamente relacionado a tal sistematização. Vários modelos são utilizados para essa sistematização, com destaque para os modelos clássico, humanístico e contingencial. São características do modelo contingencial: a) ênfase na tarefa e na tecnologia; b) busca de eficiência por meio do método e da racionalização do trabalho; c) busca da eficiência por meio da satisfação e da interação das pessoas; d) recompensas salariais e materiais; e) dinamismo e contínua mudança e revisão do cargo.

Questão com ênfase diferente, por conta do cargo no qual foi cobrada, mas que poderia ser interpretada para que se associasse cada uma das alternativas a alguma das teorias de administração, buscando-se aquela que está ligada à visão contingencial. Vejamos: A) O modelo contingencial não possui foco nas tarefas, que é o foco da Teoria da Administração Científica. Métodos e tecnologia também poderiam ser relacionados à administração científica, caso forçássemos a barra para encontrar uma resposta (se a questão tratasse de administração científica, e não contingencial). Alternativa errada. B) A eficiência pelo método e racionalização do trabalho são partes da teoria da administração científica (escola clássica). C) O modelo das relações humanas (humanístico) é que acredita que a eficiência será baseada na interação entre as pessoas. D) As recompensas salariais e materiais são características do homem econômico da escola clássica. E) A mudança contínua e dinamismo para adaptação ao ambiente são características da abordagem contingencial. É a resposta! GABARITO: E.

Sobre os tipos de comunicação organizacional, analise as afirmativas a seguir. I. Uma sugestão de melhoria é um tipo de comunicação ascendente. II. Uma instrução de trabalho é um exemplo de comunicação descendente. III. Uma comunicação entre departamentos ou entre setores é um exemplo de comunicação horizontal. Assinale: a) se somente a afirmativa I estiver correta. b) se somente a afirmativa II estiver correta. c) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. e) se todas as afirmativas estiverem corretas.

Questão de pura interpretação em relação ao conteúdo. Vejamos cada item: I) Certo. Uma sugestão de melhoria realmente é uma forma de comunicação ascendente, já que se trata dos funcionários sugerindo uma mudança para a organização, via chefia. II) Certo. Uma instrução de trabalho é passada do chefe para o subordinado, por isso é descendente. III) Certo. Uma comunicação horizontal é caracterizada por se dar no mesmo nível, por isso o exemplo usado está correto. GABARITO: E.

José Paulo, recém-nomeado gerente de produção em uma empresa fabricante de cosméticos, enfrentou um sério problema no final de seu primeiro mês à frente da área. Dois de seus subordinados executaram uma mesma atividade no processo de produção, o que gerou um atraso nas entregas da empresa e um grande prejuízo pelo descarte do material não aproveitável. Avaliando esse incidente, José Paulo reconheceu que, ao não explicitar claramente a tarefa que cada um dos subordinados deveria fazer, incorreu em falha em uma das funções básicas que um administrador deve desempenhar. Trata-se do (da): a) planejamento; b) organização; c) direção; d) controle; e) observação.

Questão escorregadia. Nela, o candidato poderia interpretar o mais óbvio, como queria a banca, que elementos relacionados à estrutura organizacional fazem parte da função organização. Apesar disso, ao não explicitar as tarefas aos funcionários, o gerente está incorrendo em um erro no processo de liderança, por isso também seria possível considerar como correta a função "direção". Assim, a banca errou ao não anular esta questão. GABARITO considerado: B.

Por meio do planejamento, definem-se os objetivos e decide-se sobre os recursos e tarefas necessários para alcançá-los adequadamente, dividindo-se o trabalho, atribuindo-se responsabilidades às pessoas e estabelecendo-se mecanismos de comunicação e coordenação.

Questão escorregadia. O planejamento de fato define os objetivos e decide sobre o futuro, inclusive sobre recursos e tarefas a serem realizadas. O estabelecimento de mecanismos de comunicação e coordenação, por sua vez, são tratados pela função de direção. GABARITO: Errado

26. (FCC/TCE-CE/Analista de Controle Externo - Biblioteconomia/2015) Dentre as responsabilidades de um gerente de biblioteca está a de determinar às pessoas as tarefas que elas têm que executar e fazer com que elas realizem o que lhes foi determinado de acordo com os desejos e necessidades da instituição. Trata-se aqui do desempenho preponderante da função de a) organização. b)planejamento. c)coordenação d)controle. e)comando.

Questão interessante. Parece tratar sobre processo administrativo, de forma geral, mas está tratando do processo conforme previsto por Fayol - POCCC. Assim, sabemos que a função do POCCC que se refere à determinação de ordens para cumprimento pelos funcionários é o comando! GABARITO: E.

Uma empresa que foi recéminaugurada está-se estrurando para que possa crescer de maneira organizada. Para isso, está estabelecendo uma série de padrões que deverão ser atendidos nos diferentes processos que são realizados na produção e que servirão como indicadores de desempenho. Ao estabelecer padrões para seus processos e indicadores de desempenho, que função da administração a empresa está realizando? a)Planejamento b) Direção c) Controle d) Organização e) Coordenação

Questão mal feita, merecia ser anulada. Isso porque a definição de padrões de desempenho pode ser considerada tanto parte do processo de planejamento (o planejamento dos indicadores que serão utilizados para medir o desempenho quando as tarefas forem realizadas), quanto parte do próprio processo de controle. Infelizmente, a banca considerou "controle" como resposta, não anulando a questão. Essa é uma importante referência para futuras questões do mesmo tipo pela mesma banca. GABARITO considerado: C

O gerente de uma empresa recebeu os resultados das avaliações de desempenho de seus subordinados. A empresa em que trabalham é familiar e tradicional, preza-se a hierarquia e o tempo de casa, e esta foi a primeira vez em que houve uma avaliação de desempenho do tipo 360 graus. Os resultados das avaliações não foram bons e o gerente reuniu-se com os subordinados para falar sobre o assunto. Na reunião, o gerente manteve-se de pé e declarou que os resultados do grupo eram "uma vergonha, depois de tantos anos de dedicação à empresa" e que todos deveriam ler os relatórios de avaliação de cada colega do grupo, "como forma de encontrarmos onde falhamos e quem deveria ter trabalhado melhor". Decorrido certo tempo depois da reunião, o clima no grupo era de desânimo e desmotivação e o absenteísmo aumentou. Os seguintes aspectos do processo de comunicação podem ter contribuído para o efeito observado: a) canal de comunicação inadequado e aspectos emocionais; b) feedback inadequado e sobrecarga de informações; c) mensagem mal codificada e sobrecarga de informações; d) mensagem mal codificada e aspectos emocionais; e) feedback e canal de comunicação inadequados.

Questão muito dúbia, que merecia anulação. Certamente o canal pessoal era mais apropriado para um feedback ruim do que o canal pessoal em grupo. Além disso, não há dúvidas de que a mensagem foi mal codificada, com a postura do gerente e a "culpabilização" dos funcionários. Mais: vários aspectos emocionais impactaram negativamente nos funcionários, como consequência da forma e do conteúdo da comunicação que, portanto, não foi bem compreendida. Como isso dá margem a mais de uma resposta, entendo que a questão merecia anulação. GABARITO considerado: E.

37. (IADES/METRÔ-DF/Assistente Administrativo/2016) A respeito de processo organizacional, funções administrativas e estruturas organizacionais, assinale a alternativa correta. a) Para Henri Fayol, as principais funções do administrador são planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. b) Sistemas orgânicos e sistemas mecânicos são idênticos no que se refere aos seus modelos de hierarquia e controle organizacionais, principalmente em estruturas linearesfuncionais. c) A reunião das características da estrutura funcional com as características da estrutura por projetos resulta em uma estrutura linear. d) A subordinação de funcionários a mais de uma chefia, simultaneamente, é uma das mais importantes características da estrutura linear. e) Uma empresa com unidades em vários estados da federação deve, necessariamente, adotar uma estrutura matricial ou por produtos.

Questão que cobra vários conhecimentos distintos, alguns indo muito além do que estudamos nessa aula (por isso, não são pertinentes ao conteúdo de hoje). Ainda assim, resolvi trazê-la aqui pela resposta tratar de assunto de hoje. Vejamos cada alternativa: A) Certa. As funções de Fayol realmente são prever (ou planejar - como foi mencionado na questão), organizar, comandar, coordenar e controlar. B) Errada. Sistemas orgânicos e mecânicos são totalmente diferentes, como se pode perceber na Teoria da Contingência. Enquanto sistemas orgânicos funcionam como um ser vivo, sistemas mecânicos funcionam como uma máquina. C) Errada. Essa não é pertinente ao conteúdo de hoje, mas saiba que, ao misturar características funcionais e por projetos têm-se a departamentalização matricial. D) Errada. A estrutura linear possui única subordinação. E) Errada. Não existe nenhuma obrigação para a empresa que atua em diferentes estados de utilizar a estrutura matricial ou por produtos. Na verdade, pelo exemplo, o mais apropriado seria uma estrutura com departamentalização geográfica, mas esse conteúdo não é pertinente à aula de hoje... GABARITO: A.

27. (FGV/TJ-RO/Administrador/2015) A perspectiva sociotécnica das organizações, desenvolvida a partir da Teoria dos Sistemas Abertos, representa um dos principais marcos na evolução do pensamento administrativo. Em uma de suas contribuições mais significativas, a perspectiva sociotécnica propõe que a organização pode ser entendida como um conjunto integrado de papéis que se superpõem e se interligam. Na organização, o indivíduo desempenha papéis, mantém expectativas quanto ao papel dos demais participantes e inter-relaciona-se com eles, num processo em que intervêm variáveis contextuais organizacionais, de personalidade e interpessoais. Dessa forma, o conceito de ser humano proposto pela perspectiva sociotécnica enfatiza, entre outros aspectos, os papéis e seus conflitos. Esse conceito marca uma evolução importante nas teorias de administração e é conhecido como: a) homem social; b) homo economicus; c) homem organizacional; d) homem funcional; e) homem complexo.

Questão simples, mas montada para confundir os candidatos. Ela menciona a perspectiva sociotécnica da teoria dos sistemas e sua visão de ser humano que desempenha papéis em um sistema, mantendo relações com os outros. O candidato deveria se ater apenas ao fato de que a perspectiva descrita é realmente a da teoria dos sistemas. Deveria, então, lembrar qual a concepção de ser humano que diz isso e que se associa corretamente à teoria dos sistemas. Trata-se do homem funcional. GABARITO: D.

34. (FGV/COMPESA/Analista de Gestão - Administrador/2014) A Teoria Clássica da Administração, idealizada por Henri Fayol, caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional. Fayol desenvolveu 14 princípios gerais de Administração, que podem ser aplicados a qualquer tipo de organização. Sobre esses princípios, analise o fragmento a seguir. "A linha de autoridade vai do topo da organização até o nível mais baixo. As comunicações devem seguir essa cadeia." Esse princípio é chamado de a) divisão do trabalho. b) autoridade c) disciplina. d) unidade de comando. e) cadeia escalar.

Questão simples. Você só precisaria se lembrar especificamente do princípio da cadeia escalar, que é a resposta da questão. Se não lembra bem do assunto, sugiro revisar na aula! GABARITO: E

15. (CESPE/FUB/Administrador/2015) Apresenta características da teoria contingencial a organização que altera suas estratégias, sua estrutura ou seus processos administrativos em função de mudanças no cenário macroeconômico; de aumento ou redução de seu mercado consumidor; de melhora ou piora nos índices de aceitação de seus produtos e serviços; e de sua desatualização em relação aos avanços tecnológicos.

Sempre que a organização estiver reagindo ao que acontece no ambiente externo ela estará trabalhando de acordo com o previsto pela escola Contingencial. Como todos os exemplos presentes na questão vão nessa linha, ela está correta! GABARITO: Certo.

35. (FGV/COMPESA/Analista de Gestão - Administrador/2014) Segundo a teoria burocrática, idealizada por Max Weber, as empresas seguem normas e regulamentos escritos e preestabelecidos para seu funcionamento. Assinale a opção que apresenta somente princípios da teoria burocrática. a) Impessoalidade, Hierarquia, Autoridade e Separação de Domínios Público e Privado. b) Moralidade, Publicidade, Padronização e Formalização. c) Profissionalismo, Unidade de Direção, Centralização e Equidade. d) Integridade, Hierarquia, Autoridade e Eficiência. e) Planejamento, Organização, Execução e Comando

São várias as ideias associadas à teoria burocrática. Em essência, ela busca o profissionalismo da gestão, a impessoalidade do tratamento, respeito a normas, regras e hierarquia, centralização das decisões e separação das propriedades pessoal do gestor e da organização/setor público. A única alternativa cabível como resposta é a letra A. GABARITO: A.

32. (FGV/TJ-GO/Analista Judiciário/2014) Os desafios de eficiência e escala impostos pela consolidação do processo de industrialização ao final do século XIX tiveram como resposta a sistematização de um conjunto de técnicas e procedimentos de gestão, posteriormente denominado pelos historiadores econômicos como escola clássica de administração. Em sua corrente da administração científica, teve como característica: a) estudar os movimentos necessários para a execução de uma tarefa com o intuito de simplificá-los e reduzi-los ao mínimo; b) enxergar o trabalhador como um ser humano e buscar motivá-lo com incentivos fisiológicos; c) incentivar maior participação dos funcionários no processo decisório da empresa; d) controlar as atividades da empresa de modo que os erros fossem previstos e as ações corretivas tomadas, evitando o desperdício; e) promover uma sinergia entre atividades da empresa e o ambiente externo.

Tendo em mente a teoria da administração científica, vamos analisar cada uma das alternativas: A) Certa. O estudo dos tempos e movimentos de uma tarefa, para gerar máxima eficiência, eram a base da teoria da administração científica. B) Errada. O trabalhador era visto como extensão da máquina, um verdadeiro homem-boi, e não um ser humano. C) Errada. Os trabalhadores não possuíam nenhum poder decisório, na visão dessa teoria. D) Errada. Na visão da teoria da administração científica, todas as tarefas seriam previstas perfeitamente desde o início, com maximização do uso dos recursos. Assim, não haveria erros a serem previstos e controlados, pois tudo daria certo desde o início! E) Errada. A teoria da administração científica desconsidera completamente o ambiente externo da organização. GABARITO: A.

A resolução de problemas intradepartamentais, a coordenação interdepartamental e as iniciativas de melhoria e mudança ensejam comunicação organizacional do tipo a) vertical de cima para baixo. b) horizontal e vertical de baixo para cima. c) vertical de baixo para cima. d) vertical de cima para baixo e horizontal. e) horizontal ou lateral.

Todas as ações de melhoria apresentadas pela questão ensejam uma comunicação mais aberta em todos os canais, saindo de uma visão de comunicação vertical para uma de comunicação horizontal. Como não há uma alternativa "todos os canais", nos contentemos com a alternativa E: horizontal. GABARITO: E.

O planejamento é um processo que requer o emprego de uma metodologia adequada, de modo a poder contribuir positivamente para a eficácia, a eficiência e o desenvolvimento da empresa. Cada nível organizacional demanda um diferente tipo de planejamento, porém todos devem estar alinhados com os objetivos estabelecidos para a empresa. Em relação aos diferentes tipos de planejamento, considere as afirmações abaixo. I - O planejamento estratégico tem um impacto amplo e profundo, e seu horizonte é de longo prazo na organização. II - O planejamento operacional tem como principal objetivo traduzir as decisões estratégicas em ações efetivas, e seu horizonte é de médio prazo. III - O planejamento tático é direcionado para cada processo ou projeto da organização, sendo aplicado nas tarefas rotineiras da empresa, e o seu horizonte é de curto prazo. É correto APENAS o que se afirma em a) I b) II c) I e II d) I e III e) II e III

Vamos analisar cada item em separado: I - Está correto. O planejamento estratégico realmente olha o longo prazo da organização de forma sistêmica, sendo o mais amplo e profundo de todos. II - Errado. O planejamento operacional tem horizonte de curto prazo. III - Errado. O planejamento tático olha para o médio prazo, vendo cada departamento ou área da organização, e não voltado para processos específicos no curto prazo. Assim, apenas o item I está correto. GABARITO: A.

A administração se utiliza de quatro funções básicas para cumprir seu papel no mundo organizacional. Considere as funções da administração conceituadas a seguir. I - Planejamento - processo administrativo que consiste em verificar se tudo é realizado de acordo com o que foi planejado e com as orientações dadas. II - Direção - processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na execução das tarefas já planejadas. III - Organização - processo administrativo que visa à estruturação da empresa, reunindo pessoas e equipamentos, de acordo com as necessidades, com vistas ao que foi planejado. É (São) correta(s) APENAS a(s) conceituação(ões) a) I. b) II. c) III. d) I e III. e) II e III.

Vamos avaliar cada um dos itens sobre o processo administrativo: -I) Errado. Planejamento é a tomada de decisão sobre o futuro desejado e o caminho para alcançá-lo. A verificação posterior é da função "controle". II) Certo. A direção é a condução e coordenação dos trabalhos, como colocado no item, por meio do uso da comunicação para liderar e motivar os funcionários. III) Certo. O processo de organização está ligado à obtenção e disposição dos recursos pela organização, como mencionado pelo item. GABARITO: E

Analise os itens a seguir e assinale a opção correta. I. O planejamento estratégico é elaborado no nível institucional, tem conteúdo detalhado e analítico abordando cada unidade organizacional em separado. II. O planejamento impõe racionalidade e proporciona rumo às ações da organização. III.O planejamento estratégico é definido na área de intersecção dos conjuntos definidos pelos parâmetros viabilidade externa, capacidade interna e visão compartilhada. a) Somente I e II estão corretas. b) Somente II e III estão corretas. c) Somente I e III estão corretas. d) Nenhuma das afirmativas está correta. e) Todas as afirmativas estão corretas.

Vamos olhar cada um dos itens em separado: I - Errado. O conteúdo do planejamento estratégico é amplo e geral, abordando a organização como um todo e não cada unidade/área organizacional. II - Certo. Realizar o planejamento proporciona uma reflexão prévia sobre o futuro desejado e sobre os caminhos para alcançá-lo. III - Certa. Redação confusa e interpretativa. Se houvesse uma opção para apenas o Item II correto essa questão seria bastante contestada. Como não havia, é possível interpretar que esse item quis dizer simplesmente que o planejamento estratégico acontece a partir de três coisas consideradas em conjunto: a visão de futuro, o ambiente interno e o ambiente externo - o que pode ser interpretado como correto sem maiores problemas. Assim, II e III estão corretas. GABARITO: B

19. (ESAF/Mtur/ATA/2014) Analise as afirmativas que se seguem e assinale a opção correta. As abordagens tradicionais da administração são caracterizadas pela ênfase de cada uma das teorias. I. Tanto a Teoria da Administração Científica como a Teoria Clássica dão ênfase às tarefas. II. As abordagens tradicionais são: Teoria da Administração Científica, Teoria Clássica, Teoria da Organização Burocrática (ou Teoria da Burocracia) e Teoria das Relações Humanas. III. A Teoria da Organização Burocrática dá ênfase à estrutura organizacional. a)Somente II está correta b)Somente I e II estão corretas c) Somente I e III estão corretas. d) Somente II e III estão corretas e) I, II e III estão corretas

Vamos ver cada item: I - Errado. A teoria da administração clássica dá ênfase à estrutura, e não às tarefas. II - Certo. O item relaciona corretamente as abordagens consideradas "tradicionais". III - Certo. O foco da Teoria Burocrática realmente é a estrutura organizacional. Assim, II e III estão certos. GABARITO: D.

O processo administrativo é composto por quatro funções específicas: planejamento, organização, direção e controle. Sobre controle, considere: I. Um dos primeiros passos é estabelecer previamente os objetivos ou padrões que se deseja alcançar e manter. II. Processo pelo qual são fornecidas informações de retroação para manter as funções dentro de suas respectivas trilhas. III. Define meios para possibilitar a realização de resultados. Está correto o que consta em a) I, II e III. b) I e II, apenas. c) I, apenas. d) II e III, apenas. e) I e III, apenas.

Vamos ver cada um dos itens, pensando em buscar informações sobre o controle: I. Um dos primeiros passos é estabelecer previamente os objetivos ou padrões que se deseja alcançar e manter. Certo. É uma das formas de ver a coisa. É possível considerar que a definição de objetivos e padrões faz parte do controle sim, mas a banca também poderia considerar que esta atividade faz parte do planejamento. Das duas formas estaria correto! II. Processo pelo qual são fornecidas informações de retroação para manter as funções dentro de suas respectivas trilhas. Certo. O controle é a função de verificação e retroação para que o processo ande de acordo com o esperado. III. Define meios para possibilitar a realização de resultados Errado. De forma geral, a função que define os meios para possibilitar a realização de objetivos é o planejamento. Assim, I e II estão corretas. GABARITO: B.

Em relação ao planejamento, é correto afirmar que a) o planejamento operacional decide "o que fazer" e "como fazer". b) o planejamento estratégico é o desdobramento do planejamento tático. c)as grandes estratégias de uma organização são definidas a partir da soma de seus planos táticos. d)o planejamento em bibliotecas e unidades de informação localiza-se, frequentemente, nos níveis da alta administração e estratégico. e)o planejamento da unidade de informação ocorre de forma independente, sem vinculação direta com o da direção da organização.

Vamos ver cada uma das alternativas: A) Certa! O planejamento operacional é o último desdobramento dos três níveis de planejamento, sendo o mais específico para a tarefa, indicando exatamente quais as tarefas (o que fazer) e quais os procedimentos (como fazer). B) Errada. É o contrário, o tático é que é desdobramento do estratégico. C) Errada. As estratégias vêm do plano estratégico. D) Errada. O planejamento de um setor, como os mencionados, normalmente é tático, e não estratégico. Se for em termos das tarefas e procedimentos, poderíamos até dizer que se aproxima do operacional. E) Errada. Todo o planejamento da organização é integrado nos diferentes níveis. Não há planejamento independente.

20. (ESAF/Mtur/ATA/2014) As teorias administrativas de Sistemas e Contingencial são consideradas teorias que se preocupam com o meio ambiente. Analise as afirmativas que se seguem e selecione a opção correta. I. Recentemente percebeu-se que o contexto em que as organizações vivem e operam é caracterizado pela multiplicidade de outras organizações e pelas diferentes forças que enfrentam e que provocam a mudança. II. Na Teoria dos Sistemas, a organização é visualizada como um sistema operando em um meio ambiente, porém, independente dele para obter seus insumos e colocar seus produtos/serviços. III. Segundo a Teoria da Contingência, as organizações são visualizadas como entidades em contínuo desenvolvimento e mudança para alcançar ajustamento adequado ao ambiente. a) Somente II está correta. b) Somente I e II estão corretas c) Somente I e III estão corretas. d) Somente II e III estão corretas e) I, II e III estão corretas.

Vamos ver o que cada item afirma: I) Certo. O contexto realmente possui várias organizações e elas todas representam forças no ambiente, criando o contexto para mudanças. Além disso, é possível considerar que essa é uma visão mais moderna da administração, portanto, recente. II) errado. Na TS a organização realmente é "visualizada como um sistema operada em um meio ambiente" mas, ao contrário do que afirma o item, ela precisa do ambiente para obter seus insumos e colocar seus produtos/serviços. III) Certo. Na Teoria da Contingência as organizações realmente estão em constante adaptação ao ambiente. Assim, I e III estão corretos. GABARITO: C.

30. (FGV/DPE-MT/Administrador/2015) Com relação à Teoria Geral de Sistemas (TGS), analise as afirmativas a seguir. I. No modelo sociotécnico de Tavistok a organização é concebida como um sistema fechado com dois subsistemas. II. A TGS contraria a ideia de organização como um sistema fechado, determinístico e protegido de influências externas. III. Os sistemas fechados, no processo de entropia negativa, renovam as energias necessárias à sua sobrevivência. Assinale: a) se somente a afirmativa I estiver correta. b) se somente a afirmativa II estiver correta. c) se somente a afirmativa III estiver correta. d) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. e) se todas as afirmativas estiverem corretas.

Vejamos cada item, tendo como base a Teoria Geral dos Sistemas: I) Errado. O Modelo de Tavistok vê as organizações como um sistema aberto com dois subsistemas, e não um sistema fechado, como afirmado pelo item. II) Certo. A TGS realmente contraria uma visão de sistema fechado, fazendo nascer uma visão de sistema aberto, que interage com o ambiente. III) Errado. Os sistemas abertos, num processo de entropia negativa, é que renovam as energias para sobrevivência. GABARITO: B.

42. (IBFC/SEPLAG-MG/Gestor de Transportes e Obras- Administração/2014) Existem várias teorias a respeito da Administração, que funcionam como modelos de pensar sobre o curso de ação diante de uma situação específica. Sobre o tema, leia as sentenças e assinale a alternativa correta: I. A Teoria Geral da Administração começou com a ênfase nas tarefas (atividades executadas pelos operários das fábricas) por meio da Administração Científica de Weber. II. A reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas por meio da Teoria das Relações Humanas, mais tarde desenvolvida pela Teoria Comportamental e pela Teoria do Desenvolvimento Organizacional. Estão corretas as afirmativas: (A) Apenas a afirmativa I está correta. (B) Apenas a afirmativa II está correta. (C) As afirmativas I e II estão corretas. (D) Nenhuma afirmativa está correta.

Vejamos cada item: I) A TGA começou com a Teoria Científica de Taylor, por isso o item está errado. II) Correto! A escola humanística é a base, evoluindo para a teoria comportamental e do desenvolvimento organizacional. GABARITO: B.

Dentro das organizações desenvolve-se o planejamento operacional. Sobre o tema, leia as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta: I. Para a realização de objetivos precisa-se definir quais atividades deverão ser executadas e quais recursos serão necessários para a execução destas atividades. A esse processo dá-se o nome de planejamento estratégico. II. O processo de planejamento operacional compreende algumas etapas, dentre as quais, a análise dos objetivos, o planejamento das atividades e do tempo, planejamento dos recursos, avaliação dos riscos, previsão dos meios de controle. III. Algumas ferramentas administrativas auxiliam as decisões em nível de planejamento operacional, como os cronogramas, orçamentos, organogramas por exemplo. Estão corretas as afirmativas: (A) Apenas as afirmativas I e II estão corretas. (B) Apenas as afirmativas I e III estão corretas. (C) Apenas as afirmativas II e III estão corretas. (D) Todas as afirmativas estão corretas. (E) Nenhuma afirmativa está correta.

Vejamos cada item: I) Errado. A definição de atividades (típicas do dia-a-dia organizacional), faz parte do planejamento operacional. Se o item fosse mais específico, tratando sobre definição de atividades "por áreas" ou "por departamentos", ou "gerenciais", ficaria mais claro se tratar do planejamento tático. Já a decisão sobre alocação de recursos é tipicamente associada pela teoria ao planejamento tático. II) Verdadeiro. Não existe um único roteiro aceito. O candidato precisaria interpretar o item para ver que não tem nada errado com ele. III) Verdadeiro. O item traz alguns exemplos de planejamento que podem acontecer no nível operacional. GABARITO: C.

44. (IBFC/SEPLAG-MG/Gestor de Transportes e Obras- Administração/2014) As variáveis: tarefas, estrutura, pessoas, ambiente, tecnologia e competitividade, provocaram cada uma em seu tempo diferente, uma teoria administrativa; que privilegia ou enfatiza uma ou mais variáveis. Sobre o tema, analise as sentenças, atribua valores Falso (F) e Verdadeiro (V), e assinale a alternativa que representa a sequência correta de cima para baixo. ( ) Ênfase na Estrutura é quando o foco das teorias consideram a Administração uma ciência que cuida da configuração e da estruturação das organizações, como nos casos da Teoria Clássica e da Teoria da Burocracia. ( ) Ênfase nas Tarefas é quando o foco das teorias consideram a Administração uma ciência aplicada na racionalização e no planejamento das atividades operacionais, como no caso da Administração Científica. ( ) Ênfase nas Pessoas é quando o foco das teorias consideram a Administração uma ciência aplicada sobre as pessoas e suas atividades dentro das organizações, como nos casos da Teoria das Relações Humanas e da Teoria Comportamental. A sequência correta é: (A) V, F, V. (B) F, V, F. (C) V, V, F. (D) V, V, V.

Vejamos cada item: I) Verdadeiro. A teoria clássica de Fayol e a Teoria Burocrática de Weber possuem foco na estrutura, que está bem explicado. II) Verdadeiro. A teoria da Administração Científica de Taylor realmente é voltada para as tarefas (racionalização e planejamento de atividades operacionais). III) Verdadeiro. As teorias mencionadas possuem foco nas pessoas e suas atividades e relações. GABARITO: D.

As sentenças abaixo discorrem sobre planejamento. Baseado no tema, analise-as, atribua valores verdadeiro ou falso e assinale a alternativa que representa a sequência correta de cima para baixo: ( ) Planejar é um processo de reflexão e tomada de decisão sobre o futuro. ( ) Planejar é definir objetivos ou resultados que devem ser alcançados no futuro. ( ) Durante o planejamento deve-se definir os meios que deverão possibilitar a realização dos resultados esperados, dentro de um espaço de tempo indefinido. (A) V, V, F. (B) F, F, V. (C) V, F, V. (D) F, V, F. (E) V, V, V.

Vejamos cada item: I) Verdadeiro. O planejamento toma decisões sobre o futuro com base na reflexão. II) Verdadeiro. A tomada de decisões sobre o futuro é a essência! III) Errado. O espaço de tempo considerado deve ser claramente definido, se não o planejamento não estará funcionando bem, pois não permitirá clareza para o atingimento dos objetivos e metas. Isso é ainda mais importante quando da definição dos meios (recursos) a serem utilizados. GABARITO: A.

Quanto aos controles organizacionais, assinale a alternativa correta. (A) Não têm o condão de limitar a autoridade exercida pelos níveis hierárquicos. (B) Servem para padronizar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela empresa. Entretanto, isso nunca será alcançado por meio de inspeções. Já o treinamento de pessoal é uma das únicas medidas eficazes de padronização. (C) Não são capazes de proteger os bens organizacionais contra desperdícios ou abusos, uma vez que se concernem apenas com questões de maior relevância para a organização. (D) Servem para avaliar e dirigir o desempenho dos colaboradores, como, por exemplo, por meio da avaliação de desempenho pessoal. (E) Servem para inviabilizar o alcance dos objetos empresariais, visto que podem gerar retrabalho e aumento de custos.

Vejamos cada uma das alternativas sobre controle: A) Errada. O controle serve, entre outras coisas, para limitar a autoridade. B) Errada. Também servem para padronizar a qualidade, sendo possível fazê-lo por meio de inspeção, controle estatístico, etc. C) Errada. O controle ajuda a evitar desperdícios e abusos! D) Certa. Os controles ajudam a dirigir o desempenho. O uso de avaliações de desempenho (controles do desempenho dos funcionários) é um excelente exemplo disso! E) Errada. Ao contrário, o controle serve para viabilizar o alcance de objetivos. GABARITO: D.

O Controle é classificado na literatura às vezes como função e às vezes como sistema. No caso da Administração, é classificado como Função Administrativa, juntamente com as demais: Planejamento, Organização e Direção. Analise as afirmativas abaixo e selecione a opção correta a) Quando a organização estabelece políticas e diretrizes, está adotando um controle organizacional que limita a quantidade de autoridade exercida. b) O controle está presente em quase todas as ações organizacionais, mas não em todos os níveis institucionais, pois sua amplitude é sempre micro-orientada, voltada para cada operação em separado. c) No processo de controle, na avaliação de desempenho, as métricas e padrões somente são necessários quando não há conhecimento a respeito do passado. d) O controle que tem por objetivo padronizar a qualidade de produtos e serviços difere de todos os demais controles por não envolver treinamento de pessoal. e) Quando um controle busca medir eficiência, busca medidas que devem refletir se os resultados desejados estão sendo atingidos.

Vejamos cada uma das alternativas sobre controle: a) Certo. De fato, descrições de cargos, diretrizes, políticas, regras, regulamentos e sistemas de controle buscam a limitação da quantidade de autoridade. b) Errado. O controle está em todos os níveis sim: estratégico, tático e operacional. c) Errado. Alternativa mais interpretativa. A avaliação de desempenho usa medidas e padrões que são necessárias, mesmo que se tenha dados sobre o passado! d) Errado. O controle pressupõe a ação corretiva, por isso o treinamento de pessoal poderá estar envolvido! e) Errado. Eficiência está ligada ao melhor uso dos recursos, e não aos resultados atingidos (que seria o caso da eficácia). GABARITO: A.

21. (ESAF/MF/AFC - DI/2013) Assinale a única opção correta. a)A teoria burocrática dá ênfase nas tarefas. b)A teoria das relações humanas tem como principal enfoque a integração dos objetivos organizacionais e individuais. c) Uma das críticas apresentadas à Teoria Clássica é a de restringir-se a uma abordagem simplificada da organização formal. d) As disfunções da abordagem burocrática são excesso de formalismo e papel, mudança indesejada pelos funcionários, rígida hierarquização da autoridade e organização informal. e) A abordagem sistêmica enfatiza que há uma relação funcional entre as condições do ambiente, mas não há nada de absoluto.

Vejamos cada uma das alternativas: A) Errada. A ênfase da teoria burocrática é na estrutura. B) Errada. O enfoque da TRH são os grupos informais. C) Certa. A abordagem realmente é criticada por conta da visão simples e exclusiva da organização formal. D) Errada. Mudança e organização informal não são disfunções da burocracia. E) Errada. Não existe essa relação funcional entre condições ambientais. O que existe é relacionamento entre organização e seu ambiente, de modo que sistemas estão inseridos em sistemas maiores, exercendo diferentes funções, dada a configuração do sistema maior. GABARITO: C.

13. (CESPE/MPOG/Administrador/2015) Para a administração científica, o princípio do controle envolve a certificação de que as ações são praticadas conforme o plano previsto e as normas estabelecidas; devendo trabalhadores e gerência cooperar entre si para a obtenção eficiente dos resultados.

É exatamente para isso que serve o controle, segundo Taylor: para que normas e procedimentos de trabalho sejam cumpridos e as metas atingidas, sendo a cooperação essencial ao sucesso. GABARITO: Certo.


Conjuntos de estudio relacionados

Evidence-Based Practice and Introduction to Literature Evaluation

View Set

ATI Testing - Knowledge and Clinical Judgement (Beginning Test)

View Set

Chemistry Semester 2 Chapter 15 Test

View Set

II Lecture Chapter 20 Fill in the Blank: Diagnostic Examinations pp 433

View Set

MARK 300 Chapter Four DSM and Warm Up

View Set

Macro Test 30 Money growth and inflation

View Set