Revolução Americana
Guerra dos Sete Anos
Terminada pela vitória da Inglaterra sobre a França (Tratado de Paris, 1763), deixou a nação vencedora na posse de ricos territórios no continente americano, já colonizados, sendo reconhecido o seu direito de expandir o seu domínio em direção ao interior do continente.
George Washington
1º presidente americano. Em 1774 foi um dos sete delegados que representou a Virgínia no Primeiro Congresso Continental de Filadélfia, que se reuniu para discutir as medidas a tomar contra os colonizadores.
Domínio inglês
A Inglaterra controlava 13 colônias e após o tratado de Paris, incorporou o território canadense
Movimento de ampla base popular
Burguesia colonial foi motor e levou à independência das Treze Colônias - os Estados Unidos da América
Leis Intoleráveis
Foi o nome dado pelos colonos das Treze Colônias a uma série de leis promulgadas pelo Parlamento britânico em 1774. Essas leis desencadearam ultraje e resistência nas colônias e foram um importante fator de crescimento da Revolução Americana.
Revolução Americana de 1776
Guerra da Independência dos Estados Unidos da América
Revolução Francesa (1789)
O sucesso norte-americano foi descrito como tendo influenciado a Revolução Francesa (1789) e as subseqüentes revoluções na Europa e América do Sul. Os pensamentos iluministas influenciaram no novo governo americano.
Conseqüências
Pela primeira vez na História da expansão européia, uma colônia tornava-se independente dos países meio por um ato revolucionário.
Declaração da Independência dos Estados Unidos da América, promulgada em 4 de Julho de 1776
Thomas Jefferson
Tratado de Paris
Tratado assinado por Reino Unido, França, Portugal e Espanha que pôs fim a guerra dos sete anos