Prova Processo Seletivo
(Univ. Fed. Viçosa) O plural dos nomes compostos está correto em todas as alternativas, exceto: a- Ele gosta de amores-perfeitos e cultiva-os. ( ) b - Os vice-diretores reunir-se-ão na próxima semana.( ) c - As aulas serão dadas às segundas-feiras. ( ) d - Há muitos beijas-flores no seu quintal. ( ) e - A moda está voltando às saias-balão. ( )
A alternativa "d" apresenta-se um erro quanto à grafia, pois trata-se de um substantivo composto, o qual é formado por uma forma verbal + um substantivo. Neste caso, apenas o segundo elemento é flexionado.
As vitaminas são classificadas em dois grandes grupos: hidrossolúveis e lipossolúveis. As primeiras são aquelas que se dissolvem em água, enquanto as lipossolúveis dissolvem-se em lipídios e outros solventes. Dentre as vitaminas hidrossolúveis, podemos citar: a) a vitamina C. b) a vitamina A. c) a vitamina D. d) a vitamina E. e) a vitamina K.
Alternativa "a". A vitamina C é uma vitamina hidrossolúvel que está relacionada com a prevenção de infecções e do escorbuto. Além da vitamina C, as vitaminas do complexo B também são hidrossolúveis.
(Cesupa-PA) As vitaminas são substâncias orgânicas essenciais ao metabolismo humano e precisam ser obtidas a partir dos alimentos ingeridos. A vitamina D, obtida do óleo de fígado, fígado e gema de ovo, atua no (a) a) coagulação do sangue, evitando hemorragias. b) metabolismo do cálcio e do fósforo, prevenindo o raquitismo. c) respiração celular, garantindo a tonalidade saudável da pele. d) sistema nervoso involuntário, evitando o escorbuto.
Alternativa "b". A vitamina D está intimamente relacionada com o metabolismo do cálcio e do fósforo. Sem ela, ossos e dentes podem ser prejudicados, além de poder ocasionar inclusive o raquitismo.
(PUC- Minas) As vitaminas são compostos orgânicos que funcionam como coenzimas, ou seja, atuam juntamente com as enzimas envolvidas no metabolismo celular. A deficiência de vitaminas provoca enfermidades chamadas de doenças de carências. Sejam dados os seguintes sintomas de carências: 1. córnea ressecada 2. raquitismo na infância 3. deficiência na coagulação sanguínea 4. anemia perniciosa Os sintomas carenciais enumerados acima estão relacionados, respectivamente, com a deficiência das seguintes vitaminas: a) K, E, B2 e B12. b) B1, D, C e E. c) A, D, K e B12. d) A, E, K e C.
Alternativa "c". A falta de vitamina A está relacionada com uma doença chamada de "cegueira noturna" e com os olhos secos em crianças. A falta de vitamina D, por sua vez, relaciona-se com problemas nos dentes, ossos e raquitismo. Já a falta de vitamina K está relacionada com as hemorragias. Por fim, a falta de vitamina B12 relaciona-se com a anemia perniciosa e distúrbios nervosos.
Algumas vitaminas precisam ser ingeridas diariamente, em outras, entretanto, não há essa necessidade, pois ficam armazenadas no tecido adiposo. Dentre as vitaminas que necessitam de ingestão diária, podemos citar: a) vitamina A e C. b) vitamina D e E. c) vitamina C e as do complexo B. d) vitamina K e as do complexo B. e) vitamina C e E.
Alternativa "c". As vitaminas chamadas de hidrossolúveis (vitamina C e as do complexo B) necessitam de ingestão diária, pois são armazenadas em quantidades muito pequenas. As lipossolúveis, por sua vez, não precisam ser ingeridas todos os dias.
Diversas doenças podem ser causadas pela falta de algumas vitaminas, são as chamadas avitaminoses. Como exemplo dessas doenças, podemos destacar o escorbuto, uma patologia que era muito frequente nos marinheiros que passavam um grande período de tempo no mar sem uma alimentação adequada. O escoburto é causado principalmente pela deficiência de: a) vitamina A. b) vitaminas do complexo B. c) vitamina C. d) vitamina D. e) vitamina E.
Alternativa "c". O escorbuto é uma doença causada pela deficiência de vitamina C. Entre os sintomas, estão cansaço, dores no corpo, pele seca, hemorragias e problemas de cicatrização.
Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente. a) paralisar, pesquisar, ironizar, deslizar b) alteza, empreza, francesa, miudeza c) cuscus, chimpazé, encharcar, encher d) incenso, abcesso, obsessão, luchação e) chineza, marquês, garrucha, meretriz
Alternativa correta a) paralisar, pesquisar, ironizar, deslizar O sufixo -izar escreve-se com z quando forma verbos: ironia - ironizar, deslize - deslizar. As letras que forma "isar"existem nos verbos "paralisar" e "pesquisar" não são sufixos, pois de algum modo fazem parte das palavras nas suas formas primitivas (paralisia - paralisar, pesquisa - pesquisar), motivo pelo qual elas são escritas com s.
"A _____ de uma guerra nuclear provoca uma grande _____ na humanidade e a deixa _____ quanto ao futuro.". Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente. a) espectativa - tensão - exitante b) espectativa - tenção - hesitante c) expectativa - tensão - hesitante e) espectativa - tenção - exitante
Alternativa correta c) expectativa - tensão - hesitante "expectativa" escreve-se assim por causa da sua origem do latim - exspectatus. "tensão" escreve-se assim por causa da sua origem do latim - tensione. "hesitante" escreve-se assim por causa da sua origem do latim - haesitare.
"Depois de ficar parali__ado, esteve de repou__o a semana toda." A alternativa que preenche corretamente as lacunas é: a) s; s b) s; z c) z; s d) z; z e) n.d.a
Alternativa correta: a) s; s Depois de ficar paralisado, esteve de repouso a semana toda. paralisado: escrita com -s, pois é uma palavra derivada de outra que também é escrita com -s, por exemplo: paralisação repouso: utiliza-se o -s depois de ditongos.
I. Esperamos que eles via__em mais vezes.II. Perdeu o reló__io na piscina.III. Aquele arroz com __iló estava uma delícia. A alternativa que preenche corretamente as lacunas é: a) j; j; g b) j; g; j c) g; g; j d) j; j; j e) g; g; g
Alternativa correta: b) j; g; j Esperamos que eles viajem mais vezes. - quando utilizamos o verbo viajar, sempre devemos escrever com -j. Perdeu o relógio na piscina. - palavras terminadas com -ágio, -égio, -ígio, -ógio, -úgio, são escritas com -g Aquele arroz com jiló estava uma delícia. - muitas palavras de origem indígena são escritas com -j.
Na série abaixo há um erro de ortografia no emprego do "z". Assinale-o: a) algoz b) traz (verbo) c) assaz d) aniz e) giz
Alternativa correta: d) aniz A palavra "anis" se escreve com s por causa da sua origem do latim - anisum.
I. __ tempos que não via a Morgana tão feliz.II. Daqui __ dois anos irei para a Portugal.III. Agora estamos vivendo em uma casa __ cinco minutos do metrô. A alternativa que preenche corretamente as lacunas é a) a; a; a b) Há; há; há c) a; há; a d) há; a; a e) a; há; há
Alternativa correta: d) há; a; a O "há" é uma forma impessoal do verbo haver que indica tempo passado, sendo utilizada com o sentido de existir: Há tempos que não via a Morgana tão feliz Já o "a" é um artigo definido utilizado antes de substantivos e que indica ações futuras e distância: Daqui a dois anos irei para a Portugal. (ação futura) Agora estamos vivendo em uma casa a cinco minutos do metrô. (distância)
"Pedi para ele não me__er na cai__a que estava fe__ada". A alternativa que preenche corretamente as lacunas é a) ch; x; x b) x; ch; ch c) x; x; x d) ch, ch, ch e) x, x, ch
Alternativa correta: e) x, x, ch Pedi para ele não mexer na caixa que estava fechada mexer: depois da sílaba "me" utiliza-se o x. caixa: depois de ditongos (vogal+semivogal) utiliza-se o x. fechada: palavra derivada do verbo fechar.
De acordo com o código em referência, explicite seus conhecimentos relacionando as colunas: (SA) substantivo abstrato (SE) substantivo epiceno (SS) substantivo sobrecomum (SCG) substantivo comum de dois gêneros ( ) jacaré macho/jacaré fêmea - cobra macho/cobra fêmea ( ) amor, felicidade, gratidão ( ) o líder/a líder - o indígena/a indígena( ) a vítima - o cônjuge - a testemunha
SE; SA; SCG; SS.
Analise atenciosamente o poema em questão e em seguida procure responder às questões referentes ao mesmo: Cidadezinha cheia de graça...Tão pequena que até causa dó!Com seus burricos a pastar na praça...Sua igrejinha de uma torre só...Mário Quintana. A Rua dos Cataventos. Porto Alegre, UFRG, 1992. a- Transcreva os substantivos expressos no grau diminutivo. b- Sabemos que na linguagem literária, os recursos linguísticos empregados pelo emissor não são feitos de maneira aleatória. Dessa forma, registre suas impressões quanto ao grau desses substantivos.
a - cidadezinha, igrejinha.b - Ao utilizar-se de grau diminutivo, o poeta demonstrou um carinho explícito em relação à cidade mencionada.
Eis a seguir uma letra musical bastante conhecida. Interprete-a e responda ao que se pede: A Paz Composição: Gilberto Gil & João Donato A paz invadiu o meu coração De repente, me encheu de paz Como se o vento de um tufão Arrancasse meus pés do chão Onde eu já não me enterro mais A paz fez um mar da revolução Invadir meu destino; A paz Como aquela grande explosão Uma bomba sobre o Japão Fez nascer o Japão da paz Eu pensei em mimEu pensei em tiEu chorei por nósQue contradiçãoSó a guerra fazNosso amor em paz[...] a - Destaque todos os substantivos e aponte sua classificação.
paz, amor, destino - substantivo abstrato /coração- substantivo comum / vento, tufão, pés, chão, mar, revolução, bomba, explosão, contradição, guerra - substantivos comuns / Japão - substantivo próprio.