Economia

Ace your homework & exams now with Quizwiz!

As curvas de demanda, sejam individuais ou de mercado, inclinam-se para baixo, pois: a) Mostram as quantidades totais de bens demandados pelos consumidores a cada nível de preços, cujas relações são diretas. b) Mostram que quando os preços sobem, por exemplo, as quantidades demandadas se elevam, pois cada consumidor pensa em maximizar a satisfação. c) Apresentam uma relação inversa entre as quantidades demandadas com os diferentes níveis de preços dos bens, dadas todas as necessidades dos consumidores. d) Apresentam uma relação inversa entre as quantidades demandadas com os diferentes níveis de preços dos bens, visto os resultados negativos dos lucros das empresas. e) Mostram efeitos iguais entre quantidades e preços dos produtos, já que a relação entre estas duas variáveis são diretamente proporcionais.

Questão 1 - C Justificativa: As curvas de demanda quando individuais, ou seja, de mercado, mostram as quantidades totais de bens demandados pelos consumidores a cada nível de preços. Quando os preços sobem, a demanda cai, tanto porque cada pessoa demanda menos quanto porque algumas pessoas saem do mercado.

Dada uma determinada economia de um país, o funcionamento desta baseia-se no cumprimento de uma série de objetivos, entre eles, podemos destacar (marcando a alternativa CORRETA): a) Os gostos e as preferências dos consumidores em um determinado mercado. b) Os lucros e os custos das empresas de um dado setor econômico. c) A maximização da satisfação dos consumidores e a maximização do lucro das empresas. d) O crescimento econômico e a elevação do emprego da população economicamente ativa. e) O crescimento da renda nacional e os custos das empresas de um dado setor produtivo.

Questão 1 - D Justificativa: Com o crescimento econômico, mensura-se a evolução da atividade econômica de um país e, consequentemente, a este crescimento analisa-se o comportamento da elevação do emprego da população economicamente ativa.

Considerando a definição de meios de pagamentos adotada no Brasil e vista nas nossas aulas, leia atentamente as considerações a seguir e assinale a alternativa CORRETA. I. Faz parte do M1 os depósitos a vista do público. II. Entre outros elementos, os depósitos especiais remunerados e os depósitos de poupança constituem o M2. III. Faz parte do M3 os títulos públicos de alta liquidez. a) I, II e III são falsas. b) I e II são falsas e III é verdadeira. c) I é falsa e II e III são verdadeiras. d) II é falsa e I e III são verdadeiras. e) III é falsa e I e II são verdadeiras.

Questão 1 - E Justificativa: Pois os títulos públicos de alta liquidez fazem parte do M4.

Leia atentamente o trecho do artigo de Roberto Macedo, publicado no caderno Economia do jornal O Estado de S. Paulo, em 7/4/2005: Confusão em torno do PIB "(...) a RNB [PNB] mede a renda nacional, e desconta do PIB de um país o que vazou como rendimentos remetidos a outros, adicionando o que ingressou como renda vinda de fora. (...) É certo que hoje somos um país fornecedor de imigrantes, mas o rendimento que enviam ao Brasil está longe de compensar o que sai como rendimentos de capitais." No Brasil, utiliza-se mais comumente o PIB como medida da atividade produtiva. Em alguns países, como nos Estados Unidos, usa-se mais constantemente o PNB. A explicação para esse fato refere-se a que (assinalando a afirmativa correta): a) No Brasil, a renda enviada ao exterior é menor do que a renda recebida do exterior. b) Os rendimentos líquidos enviados do Brasil para o exterior são um número negativo. c) O PNB brasileiro é menor do que o seu PIB. d) Em países mais industrializados, como os EUA, ocorre que o PNB é menor do que o seu PIB. e) No Brasil, assim como nos EUA, utiliza-se frequentemente o PIB como medida da atividade econômica.

Questão 10 - C Justificativa: Em países, como no caso do Brasil, os rendimentos enviados ao exterior são maiores do que os recebidos de outros países. Resulta que os rendimentos líquidos enviados ao exterior são um número positivo, e o PIB é maior do que o PNB. Em países como os Estados Unidos, ocorre o contrário (rendimentos enviados - rendimentos recebidos são um número negativo), sendo o PNB maior do que o PIB. Como a medida mais abrangente costuma ser mais amplamente usada, fala-se mais em PIB no Brasil, enquanto, nos EUA, utiliza-se mais frequentemente o PNB como medida da atividade econômica.

10-Dada uma empresa que tenha perdas pelo seu nível de produção e se compararmos estas perdas com os custos fixos, entre outras alternativas, a empresa pode obter (assinalando a alternativa CORRETA): 46 a) Perdas menores que os custos fixos e, nesta situação, se dará quando o custo variável for menor que a receita total, ou seja, quando o custo variável médio for menor que o preço do produto. b) Perdas menores que os custos fixos e, nesta situação, se dará quando o custo variável for maior que a receita total, ou seja, quando o custo variável médio for igual ao preço do produto. c) Perdas maiores que os custos fixos e, nesta situação, se dará quando o custo variável for maior que a receita total, isto é, quando o custo variável médio for maior que o preço do produto. d) Perdas maiores que os custos fixos e, nesta situação, se dará quando o custo variável for igual à receita total, o que equivale a dizer que o custo variável médio é igual ao preço. e) Perdas iguais que os custos fixos e, nesta situação, se dará quando o custo variável for menor que a receita total, o que equivale a dizer que o custo variável médio é igual ao preço.

Questão 10 - C Justificativa: Quando ocorrem perdas maiores que os custos fixos, demonstra que o custo variável é maior do que a receita total, isto é, isto acontece quando o custo variável médio é maior que o preço. Assim, quando o custo variável médio for maior que o preço, as perdas serão maiores que os custos fixos, e a empresa deverá fechar as portas. Dado que o custo variável médio é maior que o preço, a empresa incorrerá em maiores perdas produzindo do que se não produzir e mantiver apenas os custos fixos.

Dados vários mercados de um refrigerante ZX, e sabendo-se que para tipo de mercado existem diferentes necessidades e preferências dos consumidores e níveis de renda diferentes destes consumidores, sendo que para consumidor existem pontos de equilíbrio diferentes. Sendo assim, dado cada ponto de equilíbrio do consumidor, quanto: a) Mais para a direita, maior o nível de satisfação, pois menor é o nível de renda dos consumidores. b) Mais para a esquerda, maior o nível de satisfação, pois maior é o nível de renda dos consumidores. c) Mais para a direita, maior o nível de satisfação, pois maior é o nível de renda dos consumidores. d) Mais para a esquerda, menor o nível de satisfação, pois maior é o nível de renda dos consumidores. e) Mais para a esquerda, maiores serão as preferências dos consumidores desse refrigerante.

Questão 10 - C Justificativa: pois mais para direita o ponto de equilíbrio do consumidor está maior é a satisfação, dada que maior é o nível de renda desse consumidor.

11-(DPU, 2010) Diferentes estruturas de mercado são verificadas no dia a dia. Monopólios naturais ou mesmo legais, mercados concorrenciais, oligopólios, concorrência monopolística, são alguns exemplos. Acerca dessas diferentes estruturas de mercado, assinale a opção correta. 47 a) Em mercados concorrenciais, as empresas tendem a obter lucro zero no curto prazo e, portanto, preferem não ficar nesse tipo de mercado. b) Um monopólio será sempre ineficiente, pois seus preços são sempre mais altos que os preços de concorrência perfeita. c) Um monopolista natural que é obrigado, pelo regulador, a praticar preços concorrenciais estará produzindo em um nível eficiente de produção. d) Empresas no setor oligopolista enfrentam rigidez de preços para baixo, pois sempre tendem a não seguir aqueles que abaixam os preços e a seguir aqueles que os aumentam. e) Práticas de cartéis tendem a ser estáveis, pois os lucros sempre caem quando empresas individuais tendem a se comportar unilateralmente.

Questão 11 - C Justificativa: Pois o nível eficiente de produção faz com que o monopolista obtenha o seu lucro extra, mas não no mesmo nível que uma empresa de concorrência perfeita, mas que faz com que haja um certo nível de produto para o consumidor.

A empresa RTY S/A fez uma pesquisa de mercado e em função desta formalizou uma curva de demanda que se exprime por Q = 50 - 5P, sendo Q = quantidade demandada e P = preço do produto. Destaca-se que com o desenvolvimento do produto, a empresa constatou que o mercado encontra-se em equilíbrio ao preço P = $ 2,00 em um dado período t1. No período seguinte, t2, a empresa elevou o preço para P = $2,50, influenciando a quantidade a ser vendida e demandada pelo seu produto. Dadas essas informações, a elasticidade-preço da demanda é: a) Elástica (cuja variação percentual da quantidade é menor do que a variação percentual do preço). b) Inelástica (cuja variação percentual da quantidade é menor do que a variação percentual do preço). c) Unitária (cuja variação percentual da quantidade é igual à variação percentual do preço). d) Elástica (cuja variação percentual da quantidade é maior do que a variação percentual do preço). e) Inelástica (cuja variação percentual da quantidade é maior do que a variação percentual do preço).

Questão 11 - D Justificativa: Q = 50 - 5 (2,0) = 40 Q = 50 - 5 (2,5) = 37,5 Epd = (Δ%Qd)/(Δ%Pp) = 1,25 (elástica, cuja variação percentual da quantidade é maior do que a variação percentual do preço) VErificar, acho que a resposta correta é B

(UNB) Um aumento das reservas internacionais de um país, ano após ano, indica que este país tem apresentado sucessivos superávits em suas transações correntes com o resto do mundo? a) Sim, pois tal fato indica sempre superávits no resultado da balança comercial. b) Não, porque tal fato indica que pode estar havendo uma sobrevalorização do câmbio. c) Sim, pois tal fato indica sempre superávits no resultado da balança de serviços. d) Não, porque pode ocorrer um saldo negativo em transações correntes, sendo este suprido pelo saldo positivo na conta capital e financeira. e) Sim, pois o saldo da conta capital e financeira não consegue ser positivo e o de transações correntes acaba elevando o saldo do balanço de pagamentos.

Questão 11 - D Justificativa: Não. Tal fato pode indicar superávits no resultado do balanço de pagamentos, mas isso nem sempre é real, pois pode ocorrer um saldo negativo em transações correntes, mais um saldo positivo na conta capital e financeira - que mais do que compense o saldo negativo da primeira conta. Nesse caso, haveria um aumento nas reservas internacionais do país, embora as transações correntes fossem deficitárias.

12-Vamos supor uma empresa em concorrência perfeita na comercialização de um dado produto X em um determinado mercado de uma região, onde se tem as seguintes informações a respeito dessa empresa em curto prazo: > função do custo total: CT = 2 + 4Q + 6Q2 > função custo marginal: CMg = 4 + 12Q > valor do preço (unitário) do produto X: P = $ 40,00 Nesse sentido, demonstre o valor da quantidade (Q) do produto X que maximiza o lucro total, do valor da receita média (RMe), sabendo-se que esta receita média, para uma empresa de concorrência perfeita, é igual à receita marginal, e do valor desse lucro total (LT), respectivamente: a) Q = 3, RMe = $ 40, LT = $ 52. b) Q = 4, RMe = $ 40, LT = $ 25. c) Q = 4, RMe = $ 50, LT = $ 25. d) Q = 3, RMe = $ 50, LT = $ 52. e) Q = 4, RMe = $ 50, LT = $ 25.

Questão 12 - A Justificativa: A maximização do lucro total em uma empresa de concorrência perfeita é obtida quando a receita marginal (RMg) = ao custo marginal (CMg). Para uma empresa em concorrência perfeita: P = RMg = RMe, assim, RMg = 40 Para obtenção de Q, fazemos: RMg = CMg >>> 40 = 4 + 12Q >>> Q = 3,0 Para obter o valor do lucro total: LT = RT - CT >>> LT = (P.Q) - (2 + 4Q + 6Q2), substituindo-se o valor de Q = 3,0 nas duas funções entre parênteses, temos que: LT = (40.3) - (2 + 4(3) + 6(3)2) = 52,00.

(UNB) Por que pode ser problemático para o Brasil ter déficits substanciais e crescentes, por anos seguidos, em transações correntes? a) Pois não serão compensados na conta capital e financeira. b) Porque as exportações serão sempre menores do que as importações. c) Pois os fluxos de capitais dependem, entre outros aspectos, das expectativas dos investidores estrangeiros. d) Porque os fluxos de capitais dependem, entre outros aspectos, da desvalorização da taxa de câmbio. e) Pois os fluxos de capitais dependem, entre outros aspectos, do aumento do gasto público na economia.

Questão 12 - C Justificativa: Tal situação pode ser problemática, porque déficits em transações correntes deverão ser compensados por superávits na conta capital e financeira. De fato, torna-se difícil financiar déficits substanciais e crescentes por um longo período, pois o fluxo de capitais depende, entre outros aspectos, das expectativas dos investidores estrangeiros. Assim, uma alteração das expectativas (influenciada mesmo pela simples existência daqueles déficits) pode reduzir consideravelmente o fluxo de capitais para o Brasil.

Sabendo-se que a receita total (RT) é obtida pela multiplicação entre o preço e a quantidade do produto Y, isto é, RT = Py · Qy, e este produto tem demanda inelástica, se o vendedor diminuir o preço do produto, sua receita total tenderá a: a) Manter-se constante, pois a Δ% Qy = Δ% Py. b) Manter-se constante, pois a Δ% Qy > Δ% Py. c) Manter-se constante, pois a Δ% Qy < Δ% Py. d) Diminuir, porque a Δ% Qy < Δ% Py. e) Aumentar, porque a Δ% Qy > Δ% Py.

Questão 12 - D Justificativa: pois a variação percentual da quantidade é menor do que a variação percentual do preço do produto. Neste caso, a RT depende muito mais do preço do que da quantidade.

Um produto X que possui elasticidade-preço da demanda, em termos absolutos, igual a 0,5, sua demanda tem como característica ser: a) Elástica. b) Unitária. c) Perfeitamente elástica. d) Perfeitamente inelástica. e) Inelástica.

Questão 14 - E Justificativa: pois este valor é menor do que 1, ou seja, variação percentual da quantidade é menor do que a variação percentual do preço do produto.

13-No que se refere às informações sobre os mercados competitivos e não competitivos, por meio de uma análise microeconômica, abaixo temos alternativas sobre tais mercados. Marque a opção que NÃO condiz com as reais características da estrutura em questão. 49 a) A concorrência monopolista aparece pouco no mercado brasileiro. Porém, temos como exemplos desta estrutura, o serviço de fornecimento de gás, de água e alguns serviços públicos, cujo o poder do produtor, então, é normalmente limitado na prática pela regulação do governo. b) O oligopólio aparece quando existem poucos produtores de uma matéria-prima ou de mercadorias similares. Também inclui muitos produtos manufatados, tais como veículos motorizados e detergentes, assim como os serviços de companhias aéreas e de telecomunicações. c) O oligopólio é um mercado no qual a maior parte das vendas é realizada por poucas empresas, sendo que cada uma delas é capaz de influenciar o preço de mercado com suas próprias atividades, e que tais empresas têm consciência de sua interdependência estratégica. d) O oligopólio colusivo que consegue atuar como tal maximiza seus lucros conjuntos e pratica um nível de produção e preço monopolista, obtendo, também, o lucro de um monopólio. O grupo de empresas que atua desse modo, ou seja, como oligopólio colusivo, é conhecido como sendo cartel. e) Nos mercados de concorrência monopolista, a heterogeneidade ou a diferenciação entre os bens e serviços oferecidos está na raiz de situações não competitivas. Neste sentido, diz-se que a concorrência monopolista é a estrutura de mercado em que muitas empresas vendem produtos similares, mas não idênticos.

Questão 13 - A Justificativa: A concorrência monopolista aparece pouco no mercado brasileiro. Porém, temos como exemplos desta estrutura o serviço de fornecimento de gás, de água e alguns serviços públicos, cujo poder do produtor, então, é normalmente limitado na prática pela regulação do governo.

(UNB) Um aumento nas taxas de juros internacionais costuma ser acompanhado com preocupação no Brasil, dados os possíveis efeitos sobre o balanço de pagamentos. Tal preocupação pode ser estampada nos jornais, como, por exemplo, a reportagem publicada na Folha de São Paulo, no dia 30/05/2006, por Kennedy Alencar e Marcelo Billi, abaixo. "(...) A grande incerteza que ronda a cabeça de investidores por toda a economia internacional é o futuro da política monetária nos EUA. Ninguém sabe ao certo com Ben Bernanke, o novo presidente do FED, o banco central dos EUA, conduzirá o aperto monetário [elevação da taxa de juros de títulos do governo americano, agora em 5%] que seu antecessor, Alan Greenspan, começou. (...) Por conta dessa indefinição, é que cresce o consenso por aqui de que o BC [Banco Central] brasileiro deve optar pela cautela (...)". Em função das considerações acima: I) Um aumento de juros no mercado financeiro internacional afeta negativamente a conta de rendas do balanço de pagamentos no Brasil. II) O aumento de juros afeta a conta capital e financeira, pois os empréstimos e financiamentos ficam mais caros, diminuindo a sua procura. III) O aumento nos juros dificulta os financiamentos e pode, por exemplo, tornar certas exportações não competitivas. a) I, II e III são falsas. b) I e II são falsas e III é verdadeira. c) I é falsa e II e III são verdadeiras. d) I, II e III são verdadeiras. e) II e III são falsas e I é verdadeira.

Questão 13 - C

A elasticidade-preço da demanda de um bem é igual, em módulo, a 0,7. Esta informação permite concluir que uma: a) Elevação do preço deste bem determina uma elevação de sua quantidade demandada em proporção maior que a elevação do seu preço. b) Redução do preço deste bem determina uma elevação de sua quantidade demandada em proporção maior que a redução do seu preço. c) Elevação do preço deste bem ocasiona uma redução de sua quantidade demandada em proporção menor que a elevação do seu preço. d) Uma redução do preço deste bem ocasiona uma redução de sua quantidade demandada em proporção menor que a redução no seu preço. e) Elevação do preço deste bem determina uma redução de sua quantidade demandada em proporção igual à elevação do seu preço.

Questão 13 - C Justificativa: pois a elevação do preço deste bem ocasiona uma redução de sua quantidade demandada em proporção menor que a elevação do seu preço.

14-Tanto os responsáveis pela política econômica como a sociedade em geral estão interessados em saber de quantos reais ao ano as famílias dispõem para fazer frente a seus gastos. Nesse sentido, estamos falando da(o): a) Renda nacional. b) Renda interna bruta. c) Renda externa bruta. d) Renda pessoal. e) Produto líquido nacional.

Questão 13 - D Justificativa: É a renda pessoal, é a parte da renda nacional auferida efetivamente pelas pessoas (famílias), subtraindo-se da renda nacional os lucros não distribuídos pelas empresas, os impostos sobre lucros e as contribuições empresaariais à previdência social, e, por outro lado, acrescentam-se as transferências pagas pelo Estado às pessoas físicas.

15-(Vasconcellos) Considerando-se os dois grandes agregados macroeconômicos: Produto Interno Bruto (a preços de mercado) e Produto Nacional Bruto (a preços de mercado), em um sistema econômico aberto como, por exemplo, o brasileiro, se o país remete mais renda para o exterior do que dele recebe, teremos: a) PIBpm > PNBpm. b) PIBpm < PNBpm. c) PIBpm = PNBpm. d) As transações com o exterior não afetam nem o PIB nem o PNB. e) Importações > exportações.

Questão 14 - A Justificativa: Pois: PNB = PIB + RLE e RLE = RRdE - REpE, se REpE > RRdE, logo: PIBpm > PNBpm.

Uma taxa de câmbio fixa quando: a) As autoridades monetárias de um país fixam, por um período superior a três meses, a paridade entre a moeda nacional e as moedas estrangeiras. b) As autoridades monetárias de um país se comprometem a comprar e vender moedas estrangeiras por um valor preestabelecido, não importando a periodicidade nas alterações na taxa. c) As autoridades monetárias de um país se comprometem a comprar e vender moedas estrangeiras por um valor preestabelecido, mantendo a taxa fixa pelo menos por três meses. d) O Banco Central de um país se compromete a fixar um acordo no qual o mercado poderá fixar a taxa de câmbio em função das metas de inflação. e) O Banco Central de um país se compromete a fixar um acordo no qual o mercado poderá fixar a taxa de câmbio em função das exportações e importações.

Questão 14 - B Justificativa: A taxa de câmbio fixa diz respeito à maneira pela qual as autoridades monetárias fixam a taxa não importando o tempo do valor preestabelecido.

14-De uma maneira geral, entre outras considerações, quando analisamos alguns setores da economia brasileira, observações que, em geral, são dois os fatores que são causas da imperfeição dos mercados, quais sejam (marcando a alternativa correta): 50 a) Os custos de produção e a receita marginal. b) Os custos de produção e as barreiras à entrada de novos competidores. c) As barreiras à entrada de novos competidores e a receita média. d) As barreiras à entrada de novos competidores e a receita marginal. e) Os custos de produção, as receitas média e marginal e as barreiras à entrada de novos competidores.

Questão 14 - B Justificativa: Aos custos devido às economias de escalas existentes, pois o mercado será integrado por um número reduzido de empresas. E as barreiras, pois em função da economia de escala, são fatores que limitam a entrada de novas empresas em um setor, caso sejam altas, o setor terá poucos participantes na produção e comercialização e, com isso, a pressão da concorrência acaba sendo baixa.

15-Conforme o número, o tamanho dos ofertantes, o grau de concentração entre as empresas concorrentes e a homogeneidade ou heterogeneidade dos produtos, a economia empresarial gera determinadas classificações ao mercado de concorrência imperfeita. Desta maneira, há uma estrutura na qual a mesma é caracterizada pela presença de poucos vendedores, de forma que cada empresa pode influir no preço de mercado e na conduta de seus concorrentes. Estamos nos referindo à(o) (marcando a afirmativa CORRETA): a) Monopólio. b) Oligopólio. c) Concorrência monopolista. d) Duopólio. e) Concorrência perfeita.

Questão 15 - B Justificativa: O oligopólio é a estrutura de mercado em que a maior parte das vendas é realizada por poucas empresas (comparativamente ao número existente de empresas e setores), sendo que cada uma delas é capaz de influenciar o preço de mercado com suas próprias atividades.

Leia atentamente as considerações a seguir sobre as taxas de câmbio e marque a alternativa correta. I) Quando o Banco Central fixa a taxa de câmbio ele é obrigado a disponibilizar as reservas cambiais. II) Quando a taxa de câmbio é flutuante, o mercado (oferta e demanda de divisas) determina a taxa de câmbio. Neste caso, o Banco Central não é obrigado a disponibilizar as reservas cambiais. III) Com o câmbio fixo, há um maior controle da inflação, pois diminui-se os custos das importações. a) I, II e III são falsas. b) I e II são falsas e III é verdadeira. c) I é falsa e II e III são verdadeiras. d) I, II e III são verdadeiras. e) II e III são falsas e I é verdadeira.

Questão 15 - C Justificativa: Com um câmbio fixo, o Banco Central fixa a taxa de câmbio procurando estimular as importações, elevando a concorrência interna. Com o câmbio flutuante, quem determina a taxa de câmbio é o mercado.

(UNB/2005) Em fins de 2003, a criação de gado americana viu-se atingida por casos da doença da vaca louca. Conquanto tenham sido ocorrências isoladas, comprometeram enormemente a exportação norte-americana de carne bovina. Responda às questões seguintes, utilizando-se do instrumental e conceitos econômicos em suas justificativas. Frango ganha espaço no cardápio Toda vez que a carne bovina é colocada em xeque, cresce o consumo de frango. Essa opção é duplamente favorável ao Brasil. Primeiro, porque o país deve aumentar a participação no mercado externo. Segundo, porque a evolução do consumo de frango nos EUA deve empurrar para cima os preços do milho e do farelo de soja, principais componentes da ração. [...] Cláudio Martins, diretor da Abef (Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango), diz que o impacto negativo sobre a carne bovina transfere consumidores para o frango. [...] O Brasil abocanhou grandes fatias do mercado externo desde 1999, quando vários países tiveram problemas com sanidade animal. O crescimento anual está próximo de 20% há cinco anos, enquanto o mundial é de 4%. [...] "o produtor não deve ser tomado por grande euforia", diz Martins. Um aumento exagerado da produção vai desequilibrar o mercado e reduzir preços [...]". De acordo com a reportagem, a carne bovina e a carne de frango são consideradas bens: a) Complementares. b) Normais. c) Inferiores. d) Substitutos. e) Elásticos.

Questão 15 - D Justificativa: A carne bovina e a de frango são bens substitutos. Isso pode ser provado pelos trechos "Toda vez que a carne bovina é colocada em xeque, cresce o consumo de frango" e "o impacto negativo sobre a carne bovina transfere consumidores para o frango".

16-Leia atentamente as considerações abaixo sobre teoria dos jogos e assinale a alternativa CORRETA. I. Em um jogo não cooperativo, as empresas participantes não negociam num esforço para coordenar suas ações. II. Em um jogo não cooperativo, as empresas sabem da existência das outras, mas agem independentemente. III. Um exemplo de jogo cooperativo seria um acordo formal de cartel, como a OPEP, ou uma joint venture, enquanto um exemplo de jogo não cooperativo seria uma disputa na pesquisa e desenvolvimento de uma patente. a) I, II e III são falsas. b) I e II são falsas e III é verdadeira. c) I é falsa e II e III são verdadeiras. d) I, II e III são verdadeiras. e) II e III são falsas e I é verdadeira.

Questão 16 - D Justificativa: As proposições dizem respeito, de uma maneira geral, às principais colocações sobre jogos cooperativos e jogos não cooperativos. Um jogo cooperativo busca consolidar as estratégias das empresas e em um jogo não cooperativo as empresas agem de forma independente.

17-Duas empresas operam no mercado de chocolate, podendo optar entre produzir um chocolate de alta qualidade ou um chocolate de baixa qualidade. Os lucros resultantes de cada estratégia encontram-se apresentados na matriz a seguir: EMPRESA B Alto Baixo EMPRESA A Alto -20, -30 900,600 Baixo 100,800 50,50 Em função das informações da matriz, marque a afirmativa CORRETA. a) Não há equilíbrio de Nash. b) O resultado cooperativo (900,600) maximiza o lucro conjunto das duas empresas. c) Há dois equilíbrios de estratégia dominante, ou seja, (900,600) e (100,800). d) A empresa A é a mais beneficiada pela cooperação. e) A empresa B é a mais beneficiada pela cooperação.

Questão 17 - D Justificativa: A empresa A é a mais beneficiada pela cooperação, pois, em comparação com a próxima melhor oportunidade, a empresa A se beneficia de 900 - 100 = 800, enquanto a empresa B perde 800 - 600 com cooperação.

18-Leia com atenção os trechos da reportagem abaixo, divulgada no caderno Economia do jornal O Estado de S. Paulo: SDE [Secretaria de Direito Econômico] apura denúncias feitas contra a Coca-Cola Fabricante do refrigerante Dolly acusa a empresa de práticas anticoncorrenciais (...) a empresa [Coca-Cola] teria tentado fechar o mercado aos seus concorrentes "por meio de fixação de cláusulas de exclusividade no fornecimento de insumos para a fabricação de refrigerantes (...)" (...) Outras acusações contra a Coca-Cola, como prática de preços predatórios, divulgação de mensagem pela Internet com informações inverídicas sobre a Dolly e patrocínio de fiscalizações públicas, que resultariam em benefícios fiscais para a multinacional (...) Qual seria a intenção da Coca-Cola ao adotar as práticas descritas pela reportagem? (Marcando a alternativa CORRETA). a) Caso essas práticas sejam verdadeiras, o objetivo da Coca-Cola seria não manter o seu poder de mercado. b) Caso essas práticas sejam verdadeiras, o objetivo da Coca-Cola seria manter seu poder de mercado. c) Caso essas práticas sejam verdadeiras, a Coca-Cola não afastaria a concorrência. d) Caso essas práticas sejam verdadeiras, a Coca-Cola manteria o mercado com uma estrutura de concorrência perfeita. e) Caso essas práticas sejam verdadeiras, a Coca-Cola manteria o preço dos seus produtos a níveis baixos.

Questão 18 - B Justificativa: Caso essas práticas sejam verdadeiras, o objetivo da Coca-Cola seria manter seu poder de mercado, afastando a concorrência, ou seja, o mesmo objetivo perseguido pela propaganda (embora por métodos claramente antiéticos, no caso): manter o mercado com características de oligopólio, com o que os consumidores deixam de auferir o benefício de preços mais baixos advindos de um mercado concorrencial.

19-Leia as considerações abaixo sobre equilíbrio de Nash e estratégias dominantes e marque a alternativa QUE NÃO CONDIZ com as reais características desses dois assuntos. a) O equilíbrio de Nash é um resultado no qual os jogadores corretamente acreditam estar fazendo o melhor que podem dadas as ações do outro participante. b) Um jogo está em equilíbrio quando nenhum jogador possui incentivo para mudar suas escolhas. c) A principal característica que distingue um equilíbrio de Nash de um equilíbrio em estratégias dominantes é a dependência do comportamento do oponente. d) Um equilíbrio em estratégias dominantes ocorre quando cada empresa faz sua melhor escolha, independente da escolha do outro jogador. e) Qualquer equilíbrio de Nash é um equilíbrio em estratégias dominantes ao longo de um tempo.

Questão 19 - E Justificativa: Porque todo equilíbrio em estratégias dominantes é um equilíbrio de Nash, porém, o contrário não é verdadeiro.

A relação empírica entre crescimento do PIB e a variação da taxa de desemprego é denominada lei (marcando a afirmativa CORRETA): a) De Okun. b) Da demanda agregada. c) Da oferta agregada. d) Do emprego. e) Do crescimento.

Questão 2 - A Justificativa: Esta indica que as empresas de um país precisam aumentar o número de empregados para que possam aumentar o seu nível de produção. Desta forma, quando o produto (PIB) cresce, aumenta o emprego, ou, em outras palavras, há uma redução da taxa de desemprego.

As curvas de oferta, sejam individuais ou de mercado, inclinam-se para cima, pois: a) Mostram as quantidades totais de bens ofertados pelos produtores ou vendedores a cada nível de preços, cujas relações são inversas. b) Mostram que quando os preços caem, por exemplo, as quantidades ofertadas se elevam, pois cada produtor pensa em maximizar a sua satisfação. c) Apresentam uma relação direta entre as quantidades ofertadas com os diferentes níveis de preços dos bens, dados os níveis de produções das empresas. d) Apresentam uma relação direta entre as quantidades ofertadas com os diferentes níveis de preços dos bens, visto os resultados negativos dos lucros das empresas. e) Mostram efeitos iguais entre quantidades e preços dos produtos, já que a relação entre estas duas variáveis é inversamente proporcional.

Questão 2 - C Justificativa: As curvas de oferta das empresas mostram a quantidade do bem que estas empresas estão dispostas a fornecer a cada nível de preço. Em geral, se inclina para cima, indicando que as empresas se dispõem a fornecer maiores quantidades quando o preço é alto e, menores quantidades, quando os preços são mais baixos.

A definição de meios de pagamento corresponde ao conjunto de ativos utilizados para liquidar transações. Com o avanço do sistema financeiro e do processo de inovações financeiras no Brasil, desenvolveram-se novas medidas de meios de pagamento. Neste sentido, identifique, entre os agregados monetários abaixo mencionados, aquele que sofre todo impacto da inflação. a) M2. b) M4. c) M3. d) M1. e) Caderneta de poupança.

Questão 2 - D Justificativa: Pois tem alta liquidez e serve como instrumento na realização das trocas econômicas.

20-Em um jogo não cooperativo: I. As empresas participantes não negociam formalmente. II. As empresas sabem da existência da outra, mas agem independentemente. III. Com um acordo vinculado a contratos, as empresas não devem aderir. a) I, II e III são falsas. b) I e II são falsas e III é verdadeira. c) I é falsa e II e III são verdadeiras. d) I, II e III são verdadeiras. e) II e III são falsas e I é verdadeira.

Questão 20 - D Justificativa: Em um jogo não cooperativo, as empresas participantes não negociam formalmente num esforço para coordenar suas ações. Elas sabem da existência do outro, mas agem independentemente. A principal diferença entre um jogo cooperativo e um jogo não cooperativo é que um contrato vinculativo, isto é, um acordo entre as partes ao qual as empresas devem aderir, é possível no jogo cooperativo, mas não no jogo não cooperativo.

Suponha uma situação inicial de equilíbrio no mercado de tratores e a ocorrência de duas alterações simultâneas: um aumento no preço do aço - principal matéria-prima da indústria de tratores - e a oferta de crédito facilitado - juros baixos e prazos longos - para a compra de implementos agrícolas. O efeito combinado disso sobre o mercado de tratores deverá ser: a) O preço de equilíbrio diminui, enquanto a quantidade transacionada pode tanto aumentar, diminuir ou permanecer constante. b) O preço de equilíbrio pode tanto aumentar, diminuir ou permanecer constante, mas a quantidade transacionada aumenta. c) O preço de equilíbrio pode tanto aumentar, diminuir ou permanecer constante, mas a quantidade transacionada diminui. d) O preço de equilíbrio aumenta, enquanto a quantidade transacionada pode tanto aumentar, diminuir ou permanecer constante. e) O preço de equilíbrio não se altera, já que não há nenhuma evidência de que a quantidade transacionada não deverá ser alterada.

Questão 3 - D Justificativa: O aumento no preço no aço, aumentando o custo da produção de tratores, causará um deslocamento para a esquerda na respectiva curva de oferta, e as facilidades de crédito farão deslocar-se para a direita a curva de demanda. Dado o formato usual das curvas, o preço certamente irá aumentar; a quantidade transacionada, porém, pode aumentar, diminuir ou permanecer constante (dependendo da extensão relativa do deslocamento das duas curvas).

Entre as funções abaixo, uma delas NÃO é do Banco Central, marque-a. a) O controle e regulamentação da taxa de juros e do crédito. b) O controle das emissões de papel-moeda. c) A determinação do montante das reservas obrigatórias dos bancos comerciais. d) Operações de open-market. e) Controle do déficit das contas públicas.

Questão 3 - E Justificativa: Porque neste caso, o controle do déficit das contas públicas está vinculado à União, ou ao Tesouro Nacional.

A política monetária está vinculada a como o Banco Central faz para administrar o nível da liquidez da economia. Neste sentido, são medidas expansionistas desta política: I. Venda de títulos públicos. II. Elevação da taxa de juros Selic. III. Elevação dos depósitos compulsórios dos bancos comerciais. a) I, II e III são falsas. b) I e II são falsas e III é verdadeira. c) I é falsa e II e III são verdadeiras. d) II é falsa e I e III são verdadeiras. e) III é falsa e I e II são verdadeiras.

Questão 4 - A Justificativa: Porque neste caso todas as medidas acima dizem respeito às medidas contracionistas da política monetária, com objetivo de contrair e não de expandir a atividade econômica.

4-Leia atentamente as considerações a seguir sobre custos de produção e assinale a afirmativa CORRETA. a) Os custos marginais representam o custo mais importante para a tomada de decisão de um gestor sobre o nível de produção a ser realizado, pois o custo marginal é o aumento do custo total necessário para produzir mais uma unidade de produção. b) A curva de custo marginal no curto prazo, que relaciona o custo marginal ao produto, geralmente tem forma de U (ou seja, inicialmentecai para depois subir). Desta forma, no intervalo dos custos marginais decrescentes reflete uma produtividade marginal também decrescente. c) No curto prazo, há custo fixo total e este permanece constante quando o produto aumenta, entretanto, o custo variável e o custo total diminuem de acordo com o aumento do custo marginal quando se produz uma unidade a mais desse produto. d) O custo variável total é o resultado da soma dos custos marginais, se somente se, o custo total for igual ao custo variável total e diferente do valor do custo fixo total, já que este último não varia em função da produção em curto prazo. e) O custo marginal é o valor acrescentado ao custo total. Quando o acréscimo ultrapassar a média, a média vai diminuir, dado que esta análise discute os custos em longo prazo para a tomada de decisão do gestor.

Questão 4 - A Justificativa: Toda tomada de decisão do gestor deverá incluir o custo marginal, dado que o custo marginal diz respeito ao quanto irá variar o custo total, dada uma modificação do nível de quantidade, e isto é importante para saber se a empresa tem condições de níveis maiores de produção e a que custos isso irá acontecer.

Existem 10.000 consumidores idênticos em dado mercado de um produto X, sendo que cada consumidor possui uma função demanda dada por Qx = 12 - 2Px. Neste mesmo mercado, há 1.000 produtores idênticos vendendo esse produto, em que cada vendedor possui uma função oferta expressa por Qx = 20Px, assim, o preço e a quantidade de equilíbrio são dados, respectivamente, por: a) $ 3,00 e 60.000 b) $ 3,00 e 30.000 c) $ 4,00 e 60.000 d) $ 4,00 e 30.000 e) $ 4,00 e 70.000

Questão 4 - A Justificativa: porque no equilíbrio demanda é igual à oferta, assim, temos: Demanda dos 10.000 consumidores: Qx = 10.000 (12 - 2Px) Oferta dos 1.000 produtores: Qx = 1.000 (20Px) Assim: 120.000 - 20.000Px = 20,000Px Px = $ 3,00, substituindo este preço nas duas funções, tem-se: Qx = 120.000 - 20.000 (3,0) = 60.000 Qx = 20.000 (3,0) = 60.000

A empresa XYV apresenta um produto inovador tecnologicamente e extremamente competitivo no eixo Rio-São Paulo. Em virtude de este eixo ser muito importante para esta empresa, a mesma fez uma pesquisa de mercado e, por meio de um programa de computador, chegou as seguintes funções de oferta e demanda do seu produto. Demanda: Q = 40 - 0,4P - 2Pk + 2,0R, sendo Q = quantidade demandada, P = preço do próprio produto, R = renda média dos consumidores = $ 2.000,00 e Pk = preço de outro produto = $ 40,00. Oferta: Q = 1,6P, em que Q = quantidade ofertada e P = preço do próprio produto. Assim, o preço e a quantidade de equilíbrio são, respectivamente: a) $ 1690,00 e 3.000. b) $ 1960,00 e 3.136. c) $ 3136,00 e 4.000. d) $1.500,00 e 4236. e) $ 1691,00 e 5.000.

Questão 5 - B Justificativa: Q = 40 - 0,4P - 2 (40) + 2 (2.000) = 40 - 0,4P - 80 + 4.000 =3.960 - 0,4P Q = 1,6P Igualando: 3960 = 2P >>> P = $ 1960,00 Q = 40 - 0,4 (1960) - 2 (40) + 4000 = 3.136 Q = 1,6 (1960) 3160

O governo pode utilizar tanto a política monetária quanto a política fiscal para expandir ou contrair a atividade econômica brasileira. Neste sentido, (marcando a afirmativa CORRETA): a) O governo querendo aumentar o consumo da economia pode diminuir os gastos públicos, definindo, assim, uma política fiscal expansiva. b) O governo querendo aumentar o investimento da economia pode vender títulos públicos, definindo assim, uma política monetária expansiva. c) Ao aumentar a taxa de juros, o governo influencia o público a poupar mais, contribuindo para contrair a atividade econômica. d) Ao diminuir os depósitos compulsórios, o governo influencia o público a poupar mais, contribuindo para elevar a atividade econômica. e) Ao diminuir as alíquotas do imposto sobre produtos industrializados (IPI), o governo influencia o público, por meio de uma política monetária, a elevar a atividade econômica.

Questão 5 - C Justificativa: Toda vez que se eleva os juros, a tendência é de diminuir a demanda por moeda, reduzindo os gastos da sociedade e contraindo a atividade econômica.

5-Observe as proposições abaixo e assinale a alternativa CORRETA. I. Os conceitos de curto e longo prazo referem-se à perspectiva temporal dos planos da empresa e guardam relação com a possibilidade de modificar os fatores fixos e reduzir custos de produção. II. A produção implica a utilização de "inputs", fatores produtivos, matérias-primas e produtos intermediários, o que gera custos. Tais custos dependerão da remuneração e da quantidade dos fatores empregados. III. A receita total de uma empresa sendo inferior ao custo total e, portanto, a empresa incorre em perdas, isso significa também que, em termos unitários, essa situação diz respeito ao preço do produto ser menor do que custo total médio. a) I, II e III são falsas. b) I e II são falsas e III é verdadeira c) I é falsa e II e III são verdadeiras. d) I, II e III são verdadeiras. e) II e III são falsas e I é verdadeira.

Questão 5 - D Justificativa: é a correspondente verdadeira, pois a diferença entre a análise de curto e de longo prazo está relacionada aos fatores. Pelo menos um deles tem de estar fixo, sabendo-se que todos os fatores realmente geram custos e estes dependem do valor das remunerações e das quantidades destes fatores. Além disso, na proposição III, tem-se que: RT = P.Q, em termos unitários (ou médios) = P = preço CT, em termos unitários (ou médios) = CTMe Logo: P < CTMe.

Entre os fatores que fazem aparecer este fenômeno, cabe destacar: o aumento da renda disponível das pessoas; expansão dos gastos públicos; expansão do crédito e redução da taxa de juros (aumentando a liquidez, a moeda em circulação e, por conseguinte, os gastos da sociedade) e as expectativas dos agentes econômicos. Tais condições dizem respeito ao fenômeno da inflação de: a) Oferta. b) De custos. c) Inércia (inercial). d) Demanda. e) Ciclos.

Questão 6 - D Justificativa: Porque todos esses fenômenos acabam influenciando a decisão de gastar, de demandar mais moeda para a realização de transações.

No início de 2014, o Banco Central estava se preocupando muito com a inflação. Devido a isso, o Banco Central pode consolidar uma política monetária contracionista por meio da: a) Redução da taxa de compulsório dos bancos comerciais. b) Redução da taxa de juros para empréstimos de redesconto. c) Redução das alíquotas do imposto de renda. d) Da venda de títulos públicos. e) Da elevação dos gastos públicos.

Questão 8 - D Justificativa: Em resumo, a política monetária restritiva ou contracionista diz respeito a contrair a atividade econômica e, com a venda de títulos, acaba fazendo com que diminua os gastos da sociedade.

Leia atentamente as considerações a seguir e assinale a alternativa correta a respeito do comportamento do consumidor segundo seus pressupostos básicos de satisfação e de renda e seus respectivos efeitos. I. Curva de indiferença é uma figura geométrica que exprime as várias combinações de dois bens, que proporciona igual satisfação ou utilidade ao consumidor. II. A curva de preço-consumo é o lugar geométrico de pontos do equilíbrio do consumidor, resultante da variação apenas do preço do bem. III. A curva de renda consumo é o lugar geométrico de pontos do equilíbrio do consumidor resultante da variação apenas da renda do consumidor. a) I, II e III são falsas. b) I e II são falsas e III é verdadeira. c) I e III são falsas e II é verdadeira. d) I, II e III são verdadeiras. e) I e II são verdadeiras e III é falsa.

Questão 6 - D Justificativa: as três afirmativas são verdadeiras. I) Curva de indiferença é uma figura geométrica que exprime as várias combinações de dois bens, que proporciona igual satisfação ou utilidade ao consumidor. II) A curva de preço-consumo é o lugar geométrico de pontos do equilíbrio do consumidor, resultante da variação apenas do preço do bem. III) A curva de renda consumo é o lugar geométrico de pontos do equilíbrio do consumidor resultante da variação apenas da renda do consumidor.

São funções da moeda: a) Durabilidade e facilidade de manuseio e transporte. b) Instrumento de troca, medida de valor e reserva de valor. c) Instrumento de troca, medida de valor e homogeneidade. d) Durabilidade, divisibilidade e homogeneidade. e) Instrumento de troca e durabilidade.

Questão 7 - B Justificativa: Durabilidade, divisibilidade, homogeneidade e facilidade de manuseio e transporte são características que a moeda deve ter para ser capaz de exercer as funções de instrumento de troca, medida de valor e reserva de valor.

7-Leia atentamente as afirmativas abaixo que dizem respeito aos rendimentos de longo prazo de uma empresa e assinale a alternativa CORRETA. a) Os rendimentos de escala refletem a resposta da produção total de uma empresa quando pelo menos um dos fatores de produção, em longo prazo, está fixo proporcionalmente aos outros fatores. b) A produção de uma firma no longo prazo mostrará rendimentos de escala crescentes conforme o incremento proporcional dos fatores, o que acaba provocando um resultado menor do nível de produção comparativamente ao incremento destes fatores. c) No longo prazo, as empresas individualmente têm a possibilidade de alterar a quantidade de todos os fatores empregados na produção, inclusive o fator (ou insumo) de produção capital (máquinas, equipamentos etc.). d) Quando existem rendimentos constantes de escala, ou seja, em longo prazo, a quantidade dos fatores utilizados e a quantidade obtida do produto variam em proporções extremamente diferentes. e) Em longo prazo, quando o custo marginal é inferior ao custo total médio, isso significa dizer que a empresa está com rendimentos decrescentes na utilização dos fatores variáveis e crescentes dos fatores fixos.

Questão 7 - C Justificativa: Pois em longo prazo, todos os fatores de produção são variáveis, inclusive o fator de capital, gerando a possibilidade de alterar a estrutura produtiva da empresa em função das suas necessidades e conveniências.

A respeito do efeito substituição, leia atentamente as considerações a seguir e assinale a alternativa correta. I. Para um gestor empresarial é importante entender que o efeito substituição acaba sendo uma complementação do efeito preço. II. O efeito substituição demonstra como o consumidor realoca o seu consumo em função de quando se modificam os preços relativos de dois bens, independentemente de haver uma modificação direta na sua renda nominal. III. O efeito substituição retrata como o consumidor tende a comprar mais do bem cujo preço relativo teve quedas, com o objetivo de substituir o outro bem que ficou relativamente mais caro. a) I, II e III são falsas. b) I e II são falsas e III é verdadeira. c) I e III são falsas e II é verdadeira. d) I, II e III são verdadeiras. e) I e II são verdadeiras e III é falsa.

Questão 7 - D Justificativa: as três afirmativas são verdadeiras.

8-A contabilidade nacional (ou contabilidade social) fornece a mensuração (básica) do desempenho econômico pela produção de bens e serviços de um determinado país. Nesse sentido, observe as proposições abaixo e marque a alternativa correta. I. Existe uma distinção entre o produto nacional bruto (PNB) e o produto interno bruto (PIB), ou seja, o PIB é o resultado do produto final da economia dentro dos limites territoriais do país, enquanto o PNB é o resultado do produto final que pertence efetivamente aos nacionais desse país. II. O produto interno bruto (PIB) nominal mede o valor do produto do país em um dado período (de tempo) aos preços deste período, enquanto o produto interno bruto (PIB) real é o valor do PIB nominal somando-se a variação da inflação (do período) no país. III. Precisa-se considerar, pela mensuração do desempenho econômico na produção de bens e serviços, a diferença entre o produto a preços de mercado e o produto a custo de fatores, isto é, o produto a custo de fatores é o resultado do produto a preços de mercado mais os tributos indiretos, menos os subsídios. IV. Pela relação entre o produto interno bruto (PIB) e o produto nacional bruto (PNB), deve-se levar em consideração o valor da renda líquida do exterior (RLE), sendo que se RLE é negativa, o valor do PIB é menor do que o valor do PNB. a) I, II e III são verdadeiras e IV é falsa. b) II e IV são verdadeiras e I e III são falsas. c) I e II são verdadeiras e III e IV são falsas. d) II, III e IV são verdadeiras e I é falsa. e) I e III são verdadeiras e II e IV são falsas.

Questão 7 - E Justificativa: I e III são verdadeiras segundo a aula 3, estudada por nós. No tocante à proposição II, o PIB real refere-se ao PIB nominal excluindo-se a variação da inflação, enquanto na proposição III, o produto a custo de fatores é o resultado do produto a preços de mercado menos os tributos indiretos e mais os subsídios.

Sendo você um gestor empresarial e que analisa o mercado da sua empresa, leia atentamente as considerações abaixo e assinale a alternativa correta. I. Para analisar o consumidor, a teoria da escolha do consumidor baseia-se na premissa de que as pessoas se comportam de modo racional na tentativa de maximizar o grau de satisfação que podem obter por meio da aquisição de uma combinação particular de bens e serviços. II. As preferências do consumidor podem ser completamente descritas por um conjunto de curvas de indiferença conhecido como mapa de indiferença. Esse mapa de indiferença oferece uma classificação ordinal de todas as escolhas que um consumidor pode fazer. III. As linhas de restrição orçamentária representam todas as combinações de mercadorias com as quais os consumidores gastariam toda a renda. As linhas do orçamento deslocam-se para a direita em resposta a uma queda na renda do consumidor e fazem um movimento de rotação em torno de um ponto fixo quando o preço de uma mercadoria é modificado, mas a renda do consumidor e o preço da outra mercadoria permanecem inalterados. a) I, II e III são verdadeiras. b) I e II são verdadeiras e III é falsa. c) I e III são verdadeiras e II é falsa. d) II e III são verdadeiras e I é falsa. e) I, II e III são falsas.

Questão 8 - B Justificativa: apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.

9-Os impostos indiretos líquidos de subsídios sobre o setor privado são agregados econômicos que diferenciam os conceitos de: a) PIB a preços de mercado e PIB a custo de fatores. b) PIL a custo de fatores e PNB a preços de mercado. c) PIB a custo de fatores e PNL a preços de mercado. d) PNB a preços de mercado e Renda Pessoal Disponível. e) PNB a preços de mercado e PNL a preços de mercado.

Questão 8 - E Justificativa: visto que PIBpm = PIBcf + II - sub, sendo: II = impostos indiretos e sub = subsídios

9-Sabendo-se que: RT = receita total; CT = custo total; RMe = receita média; CTMe = custo total médio; RMg = receita marginal; CMg = custo marginal; LT = lucro total; LMg = lucro marginal Na análise microeconômica da economia empresarial, dada a sua concorrência, uma firma tenderá a maximizar os seus lucros, quando (assinalando a alternativa correta): a) RT > CT; RMe > CTMe; RMg = CMg; LT positivo; LMg igual a zero. b) RT > CT; RMe > CTMe; RMg > CMg; LT positivo; LMg igual a zero. c) RT > CT; RMe > CTMe; RMg < CMg; LT positivo; LMg igual a zero. d) RT > CT; RMe > CTMe; RMg = CMg; LT positivo; LMg positivo. e) RT > CT; RMe > CTMe; RMg > CMg; LT positivo; LMg positivo.

Questão 9 - A Justificativa: A maximização do lucro total ocorre na medida em que se tenha um maior nível de lucro possível, em que RT > CT e LT é positivo, em termos unitários, isso significa que RMe > CTMe e que em termos marginais RMg = CMg e LMg seja igual a zero.

Uma academia de ginástica permitia o uso de suas instalações a qualquer pessoa que se mostrasse disposta a pagar determinada taxa por hora. O sucesso foi tão grande que a academia decidiu alterar sua política de preços, passando então a cobrar uma anuidade e um taxa horária mais reduzida. Para os consumidores, esse novo plano de pagamento é melhor ou pior do que o esquema anterior: a) É pior, pois não dá ao consumidor a vantagem de escolher adequadamente o que ele pretende se exercitar na devida academia em função da nova política adotada. b) É melhor, pois o consumidor poderá utilizar todos os aparelhos de ginástica, fazer musculação, fazer natação pagando o mesmo preço devido à nova política adotada. c) Depende das preferências dos frequentadores da academia, em virtude da nova política adotada por esta academia, além das suas restrições orçamentárias. d) Não é bom, nem pior, pois devido à nova política adotada pela academia, há duas tarifas que são de interesse financeiro dos proprietários da academia e que por isso fazem com que os consumidores não ganhem nada realmente. e) A satisfação adicional obtida pelos consumidores da academia não será alterada devido à nova política desta empresa, visto que a satisfação permanece constante para todo e qualquer consumidor.

Questão 9 - C Justificativa: em função de que as preferências não são iguais dos frequentadores e nem as suas respectivas restrições orçamentárias.

10-(INSTITUTO RIO BRANCO/2003) A análise macroeconômica — incluindo-se aí a mensuração dos grandes agregados — é fundamental à compreensão do funcionamento das economias de mercado. Acerca desse assunto, julgue a afirmativa subsequente. "A eventual contratação de engenheiros ingleses e venezuelanos para trabalhar na recuperação da indústria petrolífera no Iraque expandiria o produto interno bruto (PIB) iraquiano, porém não alteraria a renda nacional bruta desse país". Nesse sentido, podemos dizer que: a) O PIB não sofreria expansão, porque a contratação se refletiria em diminuição da produção interna. b) A Renda Nacional Bruta iria se expandir. c) O PIB não sofreria expansão, mas a Renda Nacional Bruta iria se expandir. d) O PIB sofreria expansão, mas a Renda Nacional Bruta não se alteraria. e) Não haveria nem expansão ou contração do PIB e da Renda Nacional Bruta.

Questão 9 - D Justificativa: O PIB sofreria expansão porque a contratação se refletiria em aumento da produção interna (não importando se ela é decorrente da atuação de nacionais ou de estrangeiros). A Renda Nacional Bruta (equivalente ao Produto Nacional Bruto, pela equivalência das óticas de mensuração), por sua vez, não se alteraria, porque é uma variável associada unicamente à produção feita por nacionais do Iraque, por iraquianos.

Pela inflação inercial, o aumento de preços é dado: a) Pelo déficit público do governo em função dos gastos serem extremamente elevados para uma dada economia. b) Pelo aumento de custos com o fator trabalho, dado as elevações salariais serem extremamente elevadas. c) Pelo aumento da oferta monetária, cuja vontade de comprar do público é extremamente elevada. d) Pelo aumento da demanda por moeda em função da valorização do poder de compra da sociedade. e) Pelo repasse da inflação passada adicionada às expectativas futuras do comportamento dos preços, via processo de indexação.

Questão 9 - E Justificativa: A inflação inercial não está ligada nem às causas fiscais, nem às causas monetárias. A inflação inercial teria origem nas expectativas dos agentes econômicos de que, no futuro, nada mudaria em relação ao comportamento apresentado pelos preços no passado, sendo que esse processo é alimentado pelo processo de indexação da economia.


Related study sets

Chapter 25: Baroque Art: Northern Europe

View Set

Chapter 8. Chromosomal structure

View Set

Management of Patients with Upper Respiratory Tract Disorders

View Set

Chapter 11: Cash Flow Estimation and Risk Analysis

View Set

Real Estate Investing Final exam

View Set

chapter 10 - making it stick: doing what's right in a competitive market

View Set

From the Origins of Agriculture to the First River-Valley Civilizations

View Set