Controladoria I

¡Supera tus tareas y exámenes ahora con Quizwiz!

Uma das ferramentas primordiais da controladoria é o orçamento. Assinale, entre as opções a seguir, aquela que NÃO faz parte desse processo: a) Clima b) Custos c) Receitas d) Despesas e) Resultado

Questão 1 - A Justificativa: O clima organizacional não faz parte da elaboração do orçamento.

Indique a situação em que ocorre um gasto SEM desembolso: a) Nas compras à vista. b) Nas compras a prazo. c) No pagamento de juros. d) Nas compras com cheque. e) Na aquisição sem nota fiscal.

Questão 1 - B Justificativa: A aquisição configura o gasto, mas só haverá desembolso no caso de pagamento, ou seja, nas compras a prazo.

O fato marcante para o processo de mudança empresarial no mundo foi: a) O aumento dos custos. b) O processo de globalização. c) A diversificação dos produtos. d) A criação de novos tipos de sociedades. e) O aumento das necessidades dos clientes.

Questão 1 - B Justificativa: A globalização teve impacto determinante no processo de mudança empresarial.

Dentro dos fatos que alteraram a contabilidade, assinale aquele que não pode ser considerado como decisivo na evolução da controladoria: a) A alteração da Lei nº 6.404/76. b) A convergência às normas internacionais. c) A divulgação das informações ambientais. d) A elaboração e a divulgação do Balanço Social. e) A possibilidade de reformulação do Código Tributário brasileiro.

Questão 1 - E Justificativa: Apesar de um clamor geral da classe contábil e da sociedade, a reformulação do Código Tributário ainda é uma possibilidade. Portanto, não há efeitos sobre a controladoria. Todas as outras situações já ocorreram.

O processo de decisão representado pela contabilidade gerencial e, consequentemente, pela controladoria difere da contabilidade financeira quanto à: a) Ênfase no futuro e à flexibilidade. b) Utilização da ciência contábil pura. c) Ênfase no futuro e em normatização. d) Ênfase no passado e em normatização. e) Elaboração de demonstrações obrigatórias.

Questão 10 - A Justificativa: A ênfase no futuro e a flexibilidade - ou seja, previsões e flexibilização de normas e de relatórios, por exemplo - caracterizam a gestão.

Os custos que mais influenciam o Grau de Alavancagem Operacional (GAO) são os: a) Fixos. b) Totais. c) Variáveis. d) Primários. e) De transformação.

Questão 10 - A Justificativa: Os custos fixos são os que exercem maior influência sobre o GAO.

Todo processo orçamentário é complexo, e todos os tipos de orçamento que o integram possuem relevância. Entretanto, um, em especial, destaca-se em relação aos outros, porque, entre outras características, leva em consideração decisões de investimento de longo prazo. Estamos nos referindo ao orçamento de: a) Caixa b) Capital c) Produção d) Matéria-prima e) Despesas departamentais

Questão 10 - B Justificativa: O orçamento de capital ou investimento deve ter um cuidado especial, pois trata da aquisição de imobilizados, o que, muitas vezes, impacta em decisões irreversíveis que podem comprometer recursos de longo prazo da empresa.

A etapa de ações imediatas do plano de implementação da controladoria inclui: a) Os custos. b) O orçamento. c) O planejamento tributário. d) O planejamento operacional. e) O aperfeiçoamento dos sistemas.

Questão 10 - E Justificativa: A primeira etapa de implementação da controladoria está relacionada, basicamente, à melhoria dos sistemas empresariais.

O planejamento é um dos processos básicos de todas as funções gerenciais. Sua primeira etapa corresponde: a) À elaboração do orçamento da organização. b) À definição do tipo societário da empresa. c) Ao estudo da questão tributária da empresa. d) Ao estabelecimento de objetivos da organização. e) À apresentação dos pontos fortes e fracos da empresa

Questão 11 - D Justificativa: O estabelecimento de objetivos da organização é a primeira etapa do planejamento - aquela que indica aonde a empresa pretende chegar.

O planejamento estratégico é uma das etapas do planejamento. Sua função está voltada para: a) A análise de cenários. b) O desempenho da empresa. c) A sobrevivência da empresa. d) A diversificação dos negócios da empresa.

Questão 12 - C Justificativa: A sobrevivência da empresa é considerada uma função do planejamento estratégico.

O planejamento estratégico NÃO contempla: a) A rentabilidade da empresa. b) O valor agregado aos clientes. c) O setor de atuação da empresa. d) A abertura de capital da empresa. e) Os mercados com os quais a empresa competirá.

Questão 13 - D Justificativa: No planejamento estratégico, não há foco na abertura de capital.

Os planos, as políticas e os objetivos operacionais da empresa são definidos na seguinte etapa do planejamento: a) Controle. b) Execução. c) Contabilização. d) Planejamento operacional. e) Planejamento estratégico.

Questão 13 - D Justificativa: No planejamento estratégico, não há foco na abertura de capital.

A característica que predomina na etapa de controle é a avaliação, entre os planos da empresa e sua efetiva execução, do grau de: a) Aderência. b) Rejeição. c) Dispersão. d) Dificuldade. e) Entendimento.

Questão 15 - A Justificativa: A avaliação do grau de aderência entre os planos da empresa e sua efetiva execução são características marcantes da etapa de controle.

O gasto que uma entidade realiza com bens ou serviços, os quais serão consumidos na produção ou preparação de outros bens ou serviços, é chamado de: a) Custo b) Perda c) Despesa d) Desembolso e) Investimento

Questão 2 - A Justificativa: O custo é um gasto ligado diretamente à produção da empresa.

O principal papel da controladoria nos dias de hoje é: a) Atuar no planejamento tributário, somente. b) Atuar como uma consultoria de altíssimo nível. c) Buscar formas alternativas de obtenção de receitas. d) Apresentar demonstrações contábeis exigidas pela legislação societária. e) Tentar apresentar o mínimo de informações possíveis para burlar a concorrência.

Questão 2 - B Justificativa: De acordo com o contexto atual, a controladoria tem funcionado como consultoria de altíssimo nível em diversas áreas.

O fato ocorrido na década de 1990 que determinou o processo de mudança empresarial no Brasil foi: a) A crise mundial. b) A reforma tributária. c) A abertura da economia. d) A mudança da Constituição. e) O aumento das exportações industriais.

Questão 2 - C Justificativa: A abertura da economia, principalmente para a indústria automobilística, mudou o ambiente empresarial brasileiro na década de 1990.

A controladoria é responsável pelo processo orçamentário. Assinale, entre as opções a seguir, aquela que NÃO apresenta uma das atribuições dessa área: a) Coordenar, de forma ativa, o processo de elaboração do orçamento. b) Assessorar outras unidades da empresa na organização e apresentação de seus respectivos orçamentos. c) Coordenar as premissas e diretrizes orçamentárias combinadas com os planos estratégico, tático e operacional. d) Coordenar, exclusivamente, as atividades de tesouraria, buscando a otimização do setor de contas a pagar. e) Consolidar os orçamentos de todas as áreas da empresa em um só orçamento, utilizado para a organização dos aspectos operacionais, econômicos, financeiros e patrimoniais da corporação, a fim de otimizar esse processo.

Questão 2 - D Justificativa: As atribuições da controladoria não estão relacionadas exclusivamente à coordenação de atividades de tesouraria.

Entre a(s) característica(s) desejada(s) no profissional de controladoria, está(ão): a) A formação em Ciências Contábeis. b) Somente o profundo conhecimento societário. c) O aprendizado contínuo e a busca por conhecimento em diversas áreas. d) Habilidades contábeis e financeiras, sem se preocupar com o aspecto social das empresas. e) Uma excelente base matemática de conhecimento, sem preocupação com outras ciências.

Questão 3 - C Justificativa: O aprendizado contínuo e a busca por conhecimento em diversas áreas fazem parte do perfil ideal de um controller.

A principal consequência do mercado fechado que havia no Brasil até a década de 1990 foi: a) A fabricação de produtos de alta qualidade. b) A alta carga tributária para os empresários. c) A diversificação das atividades e dos produtos. d) O aumento dos custos e dos preços para o consumidor final. e) A diminuição dos custos e o aumento dos preços para o consumidor final.

Questão 3 - D Justificativa: Sem concorrência entre as empresas brasileiras, tanto os custos quanto os preços eram altos para o consumidor final.

A controladoria tem diversas atribuições dentro do processo orçamentário e divide o início desse processo em duas etapas: a operacional e a financeira. A etapa financeira inclui: a) O controle das etapas já incorridas. b) A alocação de recursos a cada unidade da empresa. c) A alimentação do sistema com informações tributárias. d) A verificação do sistema de informações gerenciais da empresa. e) A verificação da necessidade de caixa do próximo ano, relacionando todas as obrigações de pagamento da empresa.

Questão 3 - E Justificativa: Na etapa financeira do processo orçamentário, a controladoria somente fará a verificação da necessidade de caixa do próximo ano, relacionando todas as obrigações de pagamento da empresa.

Assinale a opção que apresenta um exemplo de despesa: a) Matéria-prima. b) Aluguel da fábrica. c) Mão de obra direta. d) Seguro das máquinas. e) Seguro dos veículos de entrega.

Questão 3 - E Justificativa: O seguro dos veículos de entrega é uma despesa, pois vem depois do processo produtivo.

As empresas têm como principal objetivo a: a) Criação de riquezas. b) Criação de produtos. c) Criação de empregos. d) Fidelização de clientes. e) Arrecadação tributária.

Questão 4 - A Justificativa: As empresas têm como principal objetivo a criação de riquezas mediante dois mercados: o fornecedor e o comprador.

Dentro do controle estratégico, são gerados indicadores de desempenho que tratam de informações físicas, monetárias, de produtividade e de qualidade. Muitas vezes, esses índices apresentam uma característica que acaba por exigir mais do trabalho da controladoria. Estamos nos referindo à: a) Exatidão. b) Inverdade. c) Acuracidade. d) Subjetividade. e) Complexidade.

Questão 4 - D Justificativa: A subjetividade, por vezes, gerada dentro do processo de controladoria acaba por dificultar o trabalho do controller.

Diante da importância e da forma como o orçamento deve ser elaborado, podemos afirmar que, dentro das empresas e no contexto de gestão, essa ferramenta: a) Funciona como um instrumento ditatorial, com uma única direção - de cima para baixo. b) Funciona como um instrumento ditatorial, com uma única direção - de baixo para cima. c) Não pode ser entendida como um sistema ditatorial, mas sua direção é de cima para baixo. d) Não pode ser entendida como um sistema ditatorial, mas sua direção é de baixo para cima. e) Não pode ser entendida como um sistema ditatorial tampouco ter só uma direção, mas deve considerar todos os envolvidos nesse processo.

Questão 4 - E Justificativa: O orçamento não é um processo ditatorial nem possui uma só direção. Todos os que nele estão envolvidos devem ser ouvidos.

De acordo com a legislação brasileira, o tipo de custeio aceito para fins de elaboração e apresentação das demonstrações contábeis é o seguinte: a) ABC. b) RKW. c) Direto. d) Padrão. e) Por absorção.

Questão 4 - E Justificativa: O sistema de custeio por absorção é aceito pelo fisco e se traduz pela Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).

O processo de implementação do orçamento em uma entidade requer a observação de certas características que serão determinantes para seu sucesso. Assinale, entre as opções a seguir, aquela que NÃO pode ser reconhecida como um aspecto da implementação orçamentária: a) Contabilidade aberta e informatizada. b) Falta de estrutura organizacional definida. c) Fixação dos objetivos desse processo. d) Bom sistema de informação com dados contábeis. e) Históricos adequados e apropriados relativos aos dados da empresa.

Questão 5 - B Justificativa: A falta de estrutura organizacional não pode ser reconhecida como um dos elementos do orçamento, já que sua implementação exige adequação nesse sentido.

Entre os subsistemas da empresa, o institucional pode ser reconhecido como aquele relacionado: a) Aos elementos materiais da empresa. b) Às crenças dos proprietários e sócios da empresa. c) A questões estruturais, ou seja, de organização da empresa. d) À questão das instituições, ou seja, a seu tipo societário. e) Aos aspectos sociais, ou seja, aos indivíduos que compõem a empresa.

Questão 5 - B Justificativa: O subsistema institucional é aquele relacionado às crenças dos proprietários e sócios da empresa, que deve ser assimilado por todos os seus integrantes.

O elemento que NÃO pode ser considerado como objeto do foco da controladoria estratégica é: a) A preocupação com o longo prazo. b) A ênfase constante no ambiente externo da empresa. c) A preocupação somente com os impactos de curto prazo. d) A atenção a todos os credores ou depositários - os stakeholders. e) O uso de informações monetárias, físicas, de produtividade e de qualidade.

Questão 5 - C Justificativa: A preocupação somente com os impactos de curto prazo não pode ser foco da controladoria, já que a área se preocupa com vários outros aspectos.

No caso do custeio variável, os custos fixos serão reconhecidos: a) Por meio de rateios. b) Por meio de projeções. c) Como despesas do período. d) Diretamente pelos produtos. e) Como custo total do produto.

Questão 5 - C Justificativa: De acordo com o raciocínio do custeio variável, os custos fixos serão reconhecidos - direto no resultado - como despesas do período.

Entre os fatores a seguir, aponte aquele que NÃO tem relação com a crescente necessidade de controle dentro das empresas e a consequente mudança no papel do executivo financeiro: a) A criação de novos negócios. b) A complexidade das organizações atuais. c) A busca por novas formas de financiamento. d) A interferência governamental no ambiente empresarial. e) A necessidade de observação de padrões éticos no mundo dos negócios.

Questão 6 - A Justificativa: A criação de novos negócios - sempre presente no mundo empresarial - não pode ser considerada como fator para a mudança no papel do executivo financeiro.

A relação entre custo, volume e lucro é muito importante, gerencialmente, dentro da controladoria. Assinale a opção que NÃO representa uma finalidade dessa análise: a) Identificar os preços de venda. b) Decidir sobre a compra de insumos. c) Decidir sobre a fabricação de insumos. d) Definir o custo pelo método de absorção. e) Aumentar ou diminuir o "mix " de produção.

Questão 6 - D

Dentro dos aspectos estratégicos, no que diz respeito à geração de informação no campo da controladoria, a contabilidade pode ser entendida como um(a): a) Função. b) Derivação. c) Obrigação. d) Vantagem. e) Subsistema.

Questão 6 - E Justificativa: A contabilidade pode ser entendida como um subsistema da controladoria, que é formada por vários sistemas.

Após a decisão de implementação do orçamento, podemos optar por diversos tipos, entre eles: • O orçamento empresarial; • O orçamento de base zero; • O orçamento por atividades; • O beyond budget - considerado um modelo de gestão. Dentro desse contexto e pensando na estrutura dos orçamentos, é possível afirmar que: a) Existe uma única forma de se operacionalizar o orçamento. b) Cada tipo de orçamento já possui sua estrutura predefinida. c) Algumas empresas não podem implementar o orçamento em função de suas estruturas. d) Os orçamentos têm sua estrutura definida pelo tipo de empresa em que serão conduzidos. e) Não há uma forma única de se estruturar o orçamento, mas alguns raciocínios comuns são utilizados em sua implementação.

Questão 6 - E Justificativa: Os orçamentos têm estrutura bastante flexível e adaptável, e não obedecem a uma estrutura unificada.

O momento que marcou o surgimento da controladoria como órgão administrativo dentro das empresas foi a separação entre: a) As funções financeira e contábil. b) As figuras do dono e do contador. c) A contabilidade e o aspecto tributário. d) A propriedade e a posse na contabilidade. e) As pessoas jurídica e física.

Questão 7 - A Justificativa: A separação entre as funções financeira e contábil foi o marco do nascimento da contabilidade e exigiu uma figura de gestão - a controladoria.

A margem de contribuição só será obtida no custeio: a) ABC. b) Padrão. c) Variável. d) Por absorção. e) Por produção equivalente.

Questão 7 - C Justificativa: O custeio variável dá origem ao conceito de <em>margem de contribuição</em>.

Para implementarmos o orçamento, precisamos definir sua etapa inicial, que corresponde ao: a) Orçamento de produção, que apresenta as quantidades produzidas. b) Orçamento de capital, pois é possível determinar os valores disponíveis para a empresa. c) Orçamento de matéria-prima, baseado no desembolso para as quantidades consumidas. d) Orçamento de vendas, que trabalha com as quantidades previstas de produtos e serviços gerados pela empresa. e) Orçamento de caixa, a fim de que seja possível compreender as disponibilidades da empresa.

Questão 7 - D Justificativa: O orçamento de vendas é a etapa inicial do processo orçamentário. A partir dele, todos os outros são possíveis. Por exemplo, o orçamento de fabricação vem após essa primeira fase, pois a empresa já sabe a quantidade de produtos e serviços que o mercado absorverá, bem como de matéria-prima gasta.

O sistema formado por um conjunto de produtos e de metodologias que visam sustentar o ambiente de informações analíticas e sintéticas da empresa é chamado de: a) ERP. b) CRM. c) Controladoria. d) <em>Data Warehouse</em>. e) <em>Business Intelligence</em>.

Questão 7 - E Justificativa: A estrutura do sistema de informação pode ser adaptada à realidade de cada empresa. Um exemplo de sistema utilizado pelas organizações é o Business Intelligence (BI), cujas bases auxiliam o processo de tomada de decisão no que diz respeito às questões operacionais, táticas e estratégicas da empresa.

O orçamento de vendas trabalha com as quantidades de produtos e serviços que o mercado potencialmente absorverá. Partindo desse raciocínio, indique o aspecto que deve ser levado em conta em relação a possíveis diferenças de consumo de um período para outro: a) Sazonalidade b) Custos c) Preços d) Inflação e) Mercado

Questão 8 - A Justificativa: A sazonalidade - ou seja, as épocas em que há maior consumo - impactará diretamente no orçamento de vendas.

Entre as opções a seguir, assinale aquela que apresenta o tipo de informação fornecida pela contabilidade que pode ser entendida como quantitativa: a) O clima organizacional. b) A qualidade do produto. c) A satisfação dos clientes. d) O retorno sobre as vendas. e) O lançamento de novos produtos.

Questão 8 - D Justificativa: O retorno sobre as vendas apresenta uma medida quantitativa, que mensura valores na contabilidade.

A principal missão da controladoria como órgão administrativo é: a) A continuidade ou a mudança do foco de atividade da empresa. b) A continuidade da empresa dada pela inobservância de normas e de princípios. c) A continuidade ou, ainda, um novo tipo de reorganização societária da empresa. d) Somente a otimização do resultado, sem a preocupação com seus impactos. e) A continuidade da empresa, que deve ser assegurada pela otimização de seu resultado.

Questão 8 - E Justificativa: A controladoria tem como principal missão a continuidade da empresa, mas isso só será assegurado pela otimização de seus resultados.

De acordo com o que estudamos nesta aula, a <em>margem de contribuição</em> é o que sobra do preço de venda quando comparado com: a) Os custos fixos. b) As despesas fixas. c) O ponto de equilíbrio. d) As despesas variáveis. e) Os custos e as despesas variáveis.

Questão 8 - E Justificativa: Matematicamente, a <em>margem de contribuição</em> é o valor do preço de venda que extrapola os custos e as despesas variáveis - o que serve para cobrir a parte fixa da empresa.

O orçamento de matéria-prima destaca-se dentro da elaboração do processo orçamentário, porque: a) Corresponde à primeira etapa de todo esse processo. b) Consiste em uma fase que permite economias tributárias. c) Evita paralisações temporárias ou altos custos para a armazenagem. d) Se trata de um orçamento que possui características de longo prazo. e) Permite que se calculem as horas para atender as necessidades de fabricação.

Questão 9 - C Justificativa: A partir do momento em que se efetua o orçamento de matéria-prima, não há paralisações temporárias por falta desse elemento, e um estoque planejado não gera altos custos para a armazenagem.

No ponto de equilíbrio, observamos que o seguinte item é igual a zero: a) Custo. b) Receita. c) Despesa. d) Resultado. e) Faturamento.

Questão 9 - D Justificativa: O resultado será zero no ponto de equilíbrio, o que indica que não haverá lucro ou prejuízo para a empresa.

Assinale, entre as opções a seguir, aquela que NÃO pode ser entendida como atividade ou responsabilidade básica do controller: a) Controle. b) Informação. c) Planejamento. d) Contabilidade. e) Gestão da qualidade.

Questão 9 - E Justificativa: A gestão da qualidade não faz parte das atividades ou atribuições do controller.

A principal base das informações geradas pela contabilidade financeira que servirão para o processo de gestão da controladoria origina-se: a) Dos dados econômicos do setor. b) Da regulamentação da empresa. c) Da legislação específica do estado. d) Da definição do tipo societário da empresa. e) Dos princípios e das normas contábeis, bem como da legislação societária

Questão 9 - E Justificativa: Os princípios e as normas contábeis, bem como a legislação societária são a principal base da contabilidade financeira.


Conjuntos de estudio relacionados