Fundamento em química
Qual é o comportamento do espectro descontínuo para cada elemento químico? e o que um espectro contínuo?
A descontinuidade do espectro não ocorre só com o hidrogênio, mas com todos os elementos químicos. É também muito importante notar que as raias do espectro são constantes para um dado elemento químico, mas mudam de um elemento para outro, - espectro é descontínuo e chamamos as linhas luminosas de raias ou bandas do espectro.
Distribuição eletrônica em átomos neutros
A distribuição dos elétrons em um átomo neutro pode ser feita pelo diagrama dos níveis energéticos, que vimos no item anterior. No entanto, o cientista Linus Pauling imaginou um diagrama que simplifica essa tarefa e que passou a ser conhecido como diagrama de Pauling:
Segundo De Broglie, qual o comportamento do elétron?
A todo elétron em movimento está associada uma onda característica (princípio da dualidade ou de De Broglie). - ora partícula ora como onda.
O que são grupos ou famílias?
As dezoito linhas verticais que aparecem na tabela são denominadas colunas, grupos ou famílias de elementos.
O que são períodos?
As sete linhas horizontais, que aparecem na tabela da página anterior, são denominadas
Ponto de fusão e de ebulição
As temperaturas nas quais os elementos entram em fusão ou em ebulição são, também, funções periódicas de seus números atômicos.
O que indica o período onde o elemento químico está situado?
Caminhando horizontalmente ao longo dos sete períodos da Tabela, ao passarmos de uma "casa" para a seguinte, o número atômico aumenta de uma unidade. Esse acréscimo indica que a eletrosfera está recebendo um novo elétron—éo chamado elétron de diferenciação. Desse modo, teremos as distribuições eletrônicas ao longo dos dois primeiros períodos da Tabela Periódica - pag135
Densidade absoluta
Chama-se densidade absoluta (d ) ou massa específica de um elemento o quociente entre sua massa (m) e seu volume (V ). Portanto: d=m/V
O que é eletroafinidade?
Chama-se eletroafinidade ou afinidade eletrônica a energia liberada quando um elétron é adicionado a um átomo neutro no estado gasoso. Essa energia é também expressa, em geral, em elétron-volt (eV) e mede a intensidade com que o átomo "segura" esse elétron adicional. A eletroafinidade aumenta conforme o esquema de Tabela Periódica que é da esquerda para direita e de baixo para cima - obs, os gases nobres não estão incluídos.
1A (1) / 2A (2) / 6A (16) / 7A (17) / 8A (18).
1-Metais alcalinos (do árabe alcali, "cinza de plantas") 2-Metais alcalino-terrosos (o termo "terroso" refere-se a "existir na terra") 3-Calcogênios ("formadores de cobre", pois minérios de cobre contêm oxigênio ou enxofre) 4-Halogênios ("formadores de sais") 5-Gases nobres (ou raros, ou inertes)
No modelo atômico de Rutherford surgiu, porém, uma dúvida muito importante: se o núcleo atômico é formado por partículas positivas, por que essas partículas não se repelem e o núcleo não desmorona?
1932, quando o cientista James Chadwick verificou que o núcleo do elemento berílio radioativo emite partículas sem carga elétrica e de massa praticamente igual à dos prótons. Essa partícula foi denominada nêutron — confirmando-se assim a existência da terceira partícula subatômica. De certa maneira, os nêutrons "isolam" os prótons, evitando suas repulsões e o conseqüente "desmoronamento" do núcleo.
Qual era o defeito do modelo atômico de Rutherford?
admitir que os elétrons giravam ao redor do núcleo, pois, sem movimento,os elétrons (que são negativos) seriam atraídos pelo núcleo (que é positivo); conseqüentemente, iriam de encontro ao núcleo, e o átomo se "desmontaria" - movimento espiralado.
O que ocorre com o elétron na passagem de uma órbita estacionária para outra?
ao saltar de uma órbita estacionária para outra, o elétron emite ou absorve uma quantidade bem definida de energia, chamada quantum de energia (em latim, o plural de quantum é quanta).
As tentativas de organizar os elementos químicos sempre procuraram agrupá-los de que modo?
chamada lei da periodicidade: Muitas propriedades físicas e químicas dos elementos variam periodicamente na seqüência de suas massas atômicas.
O que acontece quando temos vários íons, todos com o mesmo número de elétrons
chamados íons isoeletrônicos), o raio iônico irá diminuindo na proporção em que a carga positiva do núcleo for superando a carga total da eletrosfera.
1875, William Crookes
colocou gases muito rarefeitos (isto é, em pressões baixíssimas) em ampolas de vidro. Submetendo esses gases a voltagens elevadíssimas, apareceram emissões que foram denominadas raios catódicos. - ampola de Crookes -
1896, o cientista francês Henri Becquerel
descobriu que o elemento químico urânio (...) radioatividade. -
casal Curie
descobriu radioatividade ainda mais forte nos elementos químicos polônio e rádio.
O que é freqüência?
e representado pela letra f (na figura acima, passam 4 ondas por minuto); a freqüência pode ser medida em ciclos por minuto ou em ciclos por segundo, que é denominado hertz (símbolo Hz), em homenagem ao físico Heinrich Hertz;
Os elementos das colunas 3B, 4B, 5B, 6B, 7B, 8B, 1B e 2B constituem os chamados elementos de?
elementos de transição. Note que, em particular, a coluna 8B é uma coluna tripla.
Que ordem Mendeleyev seguiu, em uma de suas primeiras tabelas, para colocar os elementos químicos? Como ficou estabelecida essa ordem na Tabela Periódica atual?
em ordem crescente de suas massas atômicas. lei da periodicidade - Muitas propriedades físicas e químicas dos elementos variam periodicamente na seqüência de seus números atômicos.
como é entendida a ideia de valência
entendida como a capacidade de um átomo ligar-se a outros.
modelo atômico de Rutherford-Bohr
modelo atômico de Rutherford, corrigido pelas ponderações de Bohr
A velocidade de propagação (v) de todas as ondas eletromagnéticas no vácuo é igual e constante, valendo aproximadamente á ...
300.000 quilômetros por segundo. - Essa é uma velocidade enorme, tanto que a luz do Sol demora apenas 8 minutos e 30 segundos para chegar à Terra, embora a distância média do Sol à Terra seja de aproximadamente 150 milhões de quilômetros.
Onde, na Tabela Periódica, se localizam os elementos químicos com propriedades semelhantes?
8b?
Eugen Goldstein,
modificou a ampola de Crookes e descobriu os chamados raios anódicos ou canais. - raios são formados pelos "restos" dos átomos do gás, que sobram após terem seus elétrons arrancados pela descarga elétrica. - Ampola de Goldstein. - o próton —, com carga positiva de valor igual à do elétron
Num átomo, não existem dois elétrons com os quatro números quânticos iguais?
não
O raio de um cátion é maior, menor ou igual ao do átomo correspondente?
o diâmetro ou raio do cátion é sempre menor que o diâmetro ou raio do átomo original.
v=λf
a velocidade de propagação (v), é igual comprimento de onda (λ) X a freqüência (f ) — caracterizam a onda, e relacionam-se de acordo com a fórmula
Joseph John Thomson
"pasta" positiva "recheada" pelos elétrons de carga negativa, o que garantia a neutralidade elétrica do modelo atômico -
O que é número de massa?
(A) é a soma do número de prótons (Z) e de nêutrons (N) existentes num átomo. - A = Z + N - Vejamos o exemplo: o átomo de sódio tem 11 prótons, 12 nêutrons e 11 elétrons. Temos, então, para o elemento químico sódio: • número atômico: Z = 11 (número de prótons = número de elétrons = 11); • número de nêutrons: N = 12; • número de massa: A = Z + N = 11 + 12 = 23.
O que é número atômico?
(Z ) é o número de prótons existentes no núcleo de um átomo. - Num átomo normal, cuja carga elétrica é zero, o número de prótons é igual ao número de elétrons. - Quando se diz que o átomo de sódio (Na) tem número atômico 11, isso quer dizer que, no núcleo desse átomo, existem 11 prótons e, conseqüentemente, existem 11 elétrons na eletrosfera.
aumento do ponto de fusão
(o carbono é uma exceção, com ponto de fusão igual a 3.800 °C). Por exemplo, o tungstênio (W) é o metal de maior ponto de fusão (3.422 °C), sendo utilizado na fabricação de filamentos de lâmpadas incandescentes. É interessante notar que os elementos de menores pontos de fusão e de ebulição são aqueles que podem se apresentar no estado líquido, ou até mesmo no gasoso, em condições ambiente. Com exceção do hidrogênio, esses elementos estão situados à direita e na parte superior do esquema da Tabela Periódica ao lado. No exemplo, são gases: hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, flúor, cloro e gases nobres. Dos elementos comuns, só o bromo e o mercúrio são líquidos.
O que é Orbitais?
- Completando o modelo atual da eletrosfera, devemos acrescentar que cada subnível comporta um número diferente de orbitais. - Nesse diagrama, cada orbital é representado simbolicamente por um quadradinho. Vemos que os subníveis ("degraus") s, p, d, f, contêm sucessivamente 1, 3, 5, 7 (seqüência de números ímpares) orbitais. Os orbitais são identificados pelo chamado número quântico magnético (Ml ou m). Num dado subnível, o orbital central tem o número quântico magnético igual a zero; os orbitais da direita têm m % "1, "2, "3; os da esquerda têm m % #1, #2, #3, como está exemplificado abaixo:
curiosidades sobre os isótopos:
- Dentre os isótopos artificiais, destacam-se os radioativos, que têm extensa aplicação prática em nossos dias, como na medicina (iodo -131, para mapeamento da tiróide), na agricultura (fósforo-32, usado no estudo do metabolismo dos vegetais) - Cada isótopo é também chamado de nuclídeo. - Os três isótopos de hidrogênio, 1 1H, 2 1H, 3 1H, têm nomes especiais, a saber, hidrogênio, deutério e trítio, - A isotopia é um fenômeno muito comum na natureza. Podemos dizer que praticamente todos os elementos químicos naturais são formados por mistura de isótopos. - É importante também notar que os isótopos têm propriedades químicas iguais (que dependem da estrutura da eletrosfera) e propriedades físicas diferentes (que dependem da massa do átomo). -
Segundo o modelo de Rutherford, do que é formado o átomo?
- núcleos pequenos, densos e positivos, dispersos em grandes espaços vazios
Cada camada comporta um número máximo de elétrons. Quais são?
K - 2 L - 8 M -18 N - 32 O - 32 P -18 Q - 2 - Em cada camada, os elétrons possuem uma quantidade fixa de energia; por esse motivo, as camadas são também denominadas estados estacionários ou níveis de energia.
O que é ligação covalente?
Ligação covalente ou covalência é a união entre átomos estabelecida por pares de elétrons.
O que é ligação iônica?
Ligação iônica é a força que mantém os íons unidos, depois que um átomo cede definitivamente um, dois ou mais elétrons para outro átomo.
O que é potencial de ionização?
Chama-se potencial ou energia de ionização a energia necessária para "arrancar" um elétron de um átomo isolado no estado gasoso. Essa energia é, em geral, expressa em elétron-volt (eV), que é a energia ou trabalho necessário para deslocar um elétron contra uma diferença de potencial de 1 volt. Na prática, o mais importante a ser considerado é o 1o potencial de ionização, isto é, a energia necessária para "arrancar" o 1o elétron da camada mais externa do átomo. O 1o potencial de ionização aumenta conforme o esquema de Tabela Periódica que é da esquerda para direita e de baixo para cima.
O que é volume atômico?
Chama-se volume atômico de um elemento o volume ocupado por 1 mol (6,02 # 1023 átomos) do elemento no estado sólido. Observe que o volume atômico não é o volume de um átomo, mas o volume de um conjunto (6,02 # 1023) de átomos; conseqüentemente, no volume atômico influi não só o volume de cada átomo como também o espaçamento existente entre os átomos.
por que é chamado regra do octeto eletrônico
Com exceção do hélio (2) , constatamos que os átomos dos gases nobres têm sempre 8 elétrons na última camada eletrônica
aumento da densidade absoluta.
Como podemos ver, os elementos mais densos situam-se no centro e na parte inferior da Tabela. Exemplo: ósmio (d % 22,5 g/cm3) e irídio (d % 22,4 g/cm3).
O que é raio atômico?
De um modo mais completo, dizemos que o raio atômico (r) de um elemento é a metade da distância internuclear mínima (d ) que dois átomos desse elemento podem apresentar, sem estarem ligados quimicamente.
O que é eletrovalência?
Eletrovalência é a carga elétrica do íon.
O cientista dinamarquês Niels Bohr aprimorou, em 1913, o modelo atômico de Rutherford, utilizando a teoria de Max Planck. E qual era essa teoria?
Em 1900, Planck já havia admitido a hipótese de que a energia não seria emitida de modo contínuo, mas em "pacotes". A cada "pacote de energia" foi dado o nome de quantum.
O que são ondas eletromagnéticas?
Essas ondas são formadas pela oscilação simultânea de um campo elétrico e de um campo magnético perpendiculares entre si.
O que é spin?
Finalmente, cálculos matemáticos provaram que um orbital comporta no máximo dois elétrons. No entanto, surge uma dúvida: se os elétrons são negativos, por que não se repelem e se afastam? A explicação é a seguinte: os elétrons podem girar no mesmo sentido ou em sentidos opostos, criando campos magnéticos que os repelem ou os atraem.
Qual é a diferença entre uma cor e outra?
Hoje sabemos que a diferença reside nos comprimentos de onda e nas freqüências, que variam para cada cor.
Explique como foi a primeira observação de que se tem notícia, responsável pelo surgimento do termo eletricidade.
Já no século VI a.C., o filósofo grego Tales de Mileto havia percebido que, atritando um bastão de resina chamada âmbar com um tecido ou pele de animal, o âmbar passava a atrair objetos leves, como folhas secas, fragmentos de palha etc. Daí surgiu o termo eletricidade, derivado de elektron, palavra grega que significa âmbar.
Nos metais de transição, em qual subnível o último elétron entra? E nos metais de transição interna?
Nas colunas B, o número de elétrons na última camada permanece, em geral, igual a 2. Agora é a penúltima camada que vai recebendo os sucessivos elétrons, como acontece com os elementos de transição (parte amarela da tabela anterior); ou então é a antepenúltima camada, como acontece com os lantanídios e actinídios (parte rosa da tabela anterior), que por essa razão são chamados de elementos de transição interna.
aumento do volume atômico.
Notamos, então, que os elementos de maior volume atômico estão situados na parte inferior e nas extremidades da Tabela Periódica. Observe também que, em cada coluna da Tabela Periódica, a variação do volume atômico é semelhante à do raio atômico (veja o item 4.2); nos períodos, à esquerda da linha tracejada, o aumento do volume atômico acompanha o do raio atômico; já à direita da linha tracejada, a variação é oposta, porque, nos elementos aí situados (principalmente nos não-metais), o "espaçamento" entre os átomos é relativamente grande.
sentido de crescimento dos raios atômicos.
Note que, na vertical, os raios atômicos aumentam de cima para baixo porque os átomos têm, nesse sentido, um número crescente de camadas eletrônicas. Na horizontal, os raios atômicos aumentam para a esquerda. Isso acontece porque, para a direita, as camadas eletrônicas são atraídas cada vez mais intensamente pelo núcleo,
Qual é o princípio de Heisenberg?
Não é possível calcular a posição e a velocidade de um elétron, num mesmo instante (princípio da incerteza ou de Heisenberg).
Quais as aplicações práticas decorrentes da descarga elétrica em gases rarefeitos?
O exemplo mais comum desses fenômenos são os raios que "saltam" na atmosfera durante as tempestades. - Tubo de Geissler - "tubos de néon"
O que acontece com os elementos da coluna 4A
Os elementos da coluna 4A têm quatro elétrons na última camada. Eles não apresentam tendência nem para perder nem para ganhar elétrons. Por esse motivo, quando esses elementos se unem a outros para atingir um octeto completo, tendem a não formar ligações iônicas.
Curiosidade sobre os íons:
Os íons estão sempre presentes em nosso dia-a-dia. Um perfeito equilíbrio entre os íons Na" e K", por exemplo, é fundamental para o funcionamento das células de nosso organismo. Ao colocarmos sal (cloreto de sódio) em nossos alimentos, estamos na verdade colocando íons Na" e Cl#.
Ospin é identificado pelo chamado?
Ospin é identificado pelo chamado número quântico de spin (Ms ou s), cujos valores são - 1/2 e + 1/2. Normalmente, a representação dos elétrons nos orbitais é feita por meio de uma seta: - seta para cima - 1/2 representa, por convenção, um elétron com spin negativo. - seta para baixo representa, por convenção, um elétron com spin positivo + 1/2.
Qual é o valor da velocidade de propagação, em km/s, de todas as ondas eletromagnéticas?
Pag 105 - livro de química Feltre
O que são átomos ou íons isoeletrônicos?
Quando um elemento ganha 1, 2, 3... elétrons e se transforma num íon negativo (ânion), sua configuração eletrônica é semelhante à de outro elemento situado 1, 2, 3... "casas" à frente na Tabela Periódica. Ao contrário, quando um elemento perde 1, 2, 3... elétrons e se transforma num íon positivo (cátion), sua configuração eletrônica torna-se semelhante à de outro elemento situado 1, 2, 3... "casas" para trás na Tabela Periódica. Átomos e íons com o mesmo número de elétrons na eletrosfera são chamados isoeletrônicos e são, pois, "vizinhos" na Classificação Periódica.
1898, Ernest Rutherford verificou que algumas emissões radioativas se subdividiam, quando submetidas a um campo elétrico: quais foram estas emissões?
Radiações β (beta) Radiações γ (gama) Radiações α (alfa)
Explique a emissão de energia:
Recebendo energia (térmica, elétrica ou luminosa) do exterior, o elétron salta de uma órbita mais interna para outra mais externa; a quantidade de energia recebida é, porém, bem definida (um quantum de energia).
Ao que correspondem os níveis energéticos no modelo de Rutherford-Bohr?
São as sete "escadas" que aparecem no diagrama anterior e onde os elétrons têm um conteúdo de energia crescente. Esses níveis correspondem às sete camadas (K, L, M, N, O, P e Q) do modelo de Rutherford-Bohr. Atualmente, eles são identificados pelo chamado número quântico principal (n), que é um número inteiro, variando de 1 a 7.
O que são subníveis energéticos?
São os "degraus" de cada escada existente no diagrama anterior. De cada degrau para o seguinte há, também, aumento no conteúdo de energia dos elétrons. Esses subníveis são identificados pelo chamado número quântico secundário ou azimutal (l), que assume os valores 0, 1, 2 e 3, mas que é habitualmente designado pelas letras s, p, d, f, respectivamente.
A que corresponde o espectro luminoso completo?
Um feixe de luz branca (luz solar ou de uma lâmpada incandescente comum) se decompõe em várias cores.
princípio da exclusão de Pauli:
Um orbital comporta no máximo dois elétrons, com spins contrários.
Quando um átomo adquire estabilidade?
Um átomo adquire estabilidade quando possui 8 elétrons na camada eletrônica mais externa, ou 2 elétrons quando possui apenas a camada K.
O que é comprimento de onda?
a distância entre duas cristas consecutivas, o que é chamado de comprimento de onda e representado pela letra grega λ (lambda); o comprimento de onda é medido em metros (ou seus múltiplos e submúltiplos);
O que Chadwick descobriu?
a existência da terceira partícula subatômica - nêutrons
O que é velocidade de propagação?
a velocidade de passagem das ondas, que é chamada de velocidade de propagação, representada por v e medida em metros por minuto.
O que acontece com um elétron ao voltar de uma órbita mais externa para outra mais interna?
o elétron emite um quantum de energia, na forma de luz de cor bem definida ou outra radiação eletromagnética, como ultravioleta ou raios X (daí o nome de fóton, que é dado para esse quantum de energia). - Esses saltos se repetem milhões de vezes por segundo, produzindo assim uma onda eletromagnética, que nada mais é do que uma sucessão de fótons (ou quanta) de energia.
O raio de um ânion é maior, menor ou igual ao do átomo correspondente?
o raio do ânion é sempre maior que o raio do átomo original.
O que acontece com o elétron quando ele se move em uma órbita estacionária?
os elétrons se movem ao redor do núcleo em um número limitado de órbitas bem definidas, que são denominadas órbitas estacionárias;
Foi associando a observação de que os átomos dos gases nobres têm pouca tendência a se unirem entre si ou com outros átomos com a de que os átomos dos gases nobres têm o número máximo de elétrons na última camada (em geral 8 elétrons, ou 2, no caso do hélio), que os cientistas Lewis e Kossel lançaram uma hipótese, qual hipótese é essa?
os átomos, ao se unirem, procuram perder, ganhar ou compartilhar elétrons na última camada até atingirem a configuração eletrônica de um gás nobre. Essa hipótese costuma ser traduzida pela chamada regra do octeto:
o número de íons que se unem é inversamente proporcional às suas respectivas cargas (valências). Disso resulta na seguinte regra geral de formulação, que regra é esta?
pag - 154
Distribuição eletrônica nos íons
pag 118
Outra separação importante, existente na Classificação Periódica, é a que divide os elementos em metais, não-metais (ou ametais), semimetais e gases nobres. onde ficam na tabela?
pag- 132
Um átomo, em seu estado normal, é eletricamente neutro, ou seja, o número de elétrons na eletrosfera é igual ao número de prótons do núcleo, e em conseqüência suas cargas se anulam. Um átomo pode, porém, ganhar ou perder elétrons da eletrosfera, sem sofrer alterações em seu núcleo, resultam dai partículas. Quais partículas são estas?
partículas denominadas íons.
espectro contínuo,
quando as cores vão cariando gradativamente do vermelho ao violeta
Em quais subníveis os elétrons de diferenciação dos elementos representativos são adicionados?
s, p, d, f.
Quantas camadas eletrônicas podem existir nos átomos já conhecidos? Como elas são denominadas?
sete camadas eletrônicas, denominadas K, L, M, N, O, P, Q.
Os metais
são elementos sólidos (exceto o mercúrio), em geral duros, com brilho característico — denominado brilho metálico —, densos, de pontos de fusão e de ebulição altos, bons condutores de calor e de eletricidade, maleáveis (podem ser transformados em lâminas finas), dúcteis (podem ser transformados em fios finos) e que formam íons positivos (cátions).
O que são isótopos?
são átomos com mesmo número de prótons (Z ) e diferente número de massa (A). -
O que são isótonos?
são átomos de diferentes números de prótons (elementos diferentes), diferentes números de massa, porém com mesmo número de nêutrons (N).
O que são isóbaros?
são átomos de diferentes números de prótons (elementos diferentes), mas que possuem o mesmo número de massa (A). - Os isóbaros têm propriedades físicas e químicas diferentes.
Os gases nobres, ou gases raros,
têm comportamento químico específico.
Os não-metais
têm propriedades completamente opostas.
Os semimetais
têm propriedades intermediárias entre os metais e os não-metais.
Devido à dificuldade de se prever a posição exata de um elétron na eletrosfera, o cientista Erwin Schrödinger (1926) foi levado a calcular a região onde haveria maior probabilidade de se encontrar o elétron. Essa região do espaço foi denominada orbital. Mas o que é o orbital?
é a região do espaço ao redor do núcleo onde é máxima a probalidade de encontrar um determinado elétron.
Qual é o elétron mais afastado do núcleo (ou elétron de valência)?
é aquele com maior valor do número quântico principal (n);
Qual é o elétron mais energético?
é aquele situado no nível (n) ou subnível (l) de maior energia, o que é dado pela soma n " l.
O que é elemento químico?
é o conjunto de átomos com o mesmo número atômico (Z).
Quando um átomo ganha elétrons, ele se torna um
íon negativo, também chamado ânion.
Quando um átomo perde elétrons, ele se torna um
íon positivo, também chamado cátion.
O modelo atômico de Thomson explicava satisfatoriamente quais fenômenos?
• eletrização por atrito, entendendo-se que o atrito separava cargas elétricas (parte das positivas em um corpo e igual parte das negativas em outro, como no caso do bastão atritado com tecido); • corrente elétrica, vista como um fluxo de elétrons; • formação de íons negativos ou positivos, conforme tivessem, respectivamente, excesso ou falta de elétrons; • descargas elétricas em gases, quando os elétrons são arrancados de seus átomos (como na ampola de Crookes).
Como um elétron pode ser identificado em um átomo?
• o número quântico principal: n • o número quântico magnético: m ou Ml • o número quântico secundário: l • o número quântico do spin: s ou Ms ( pag 114)
Quais são os chamados postulados de Bohr:
• os elétrons se movem ao redor do núcleo em um número limitado de órbitas bem definidas, que são denominadas órbitas estacionárias; • movendo-se em uma órbita estacionária, o elétron não emite nem absorve energia; • ao saltar de uma órbita estacionária para outra, o elétron emite ou absorve uma quantidade bem definida de energia, chamada quantum de energia (em latim, o plural de quantum é quanta).
Qual é a tendência que, geralmente, ocorre nos metais e que facilita a formação da ligação iônica com um não-metal?
• os átomos dos metais possuem 1, 2 ou 3 elétrons na última camada e têm forte tendência a perdê-los (veja os casos do Na, do Mg e do Al, nos exemplos anteriores);
Qual é a tendência que, geralmente, ocorre nos não-metais e que facilita a formação da ligação iônica com um metal?
• os átomos dos não-metais possuem 5, 6 ou 7 elétrons na última camada e têm acentuada tendência a receber mais 3, 2 ou 1 elétron e, assim, completar seus octetos eletrônicos (veja o caso do Cl, nos exemplos anteriores).
Em um semáforo, por exemplo, temos as cores: verde, amarelo e vermelho. Qual o comprimento de onda das mesmas?
• verde, com λ = 530 nm • amarelo, com λ = 580 nm • vermelho, com λ = 700 nm (nm = nanômetro = 10 - elevado a - 9 metros)